Em livro que será lançado no Brasil, Dr. Claudio Naranjo alerta que sistema educacional não deve se limitar a transmitir informações, mas ensinar "competências existenciais".
"A crise que estamos enfrentando não é apenas econômica, mas multifacetada e universal, e pode ser um sinal da obsolescência do conjunto de valores, instituições e hábitos interpessoais que chamamos "civilização". Precisamos de uma mudança da consciência e o melhor caminho é a transformação da educação, por meio de uma nova formação de educadores - orientada não só para a transmissão de informações, mas para o desenvolvimento de competências existenciais". Esta é a proposta de Claudio Naranjo, médico psiquiatra, professor na Universidade de Berkeley, e pioneiro da psicologia transpessoal, além de autor de importantes obras sobre o desenvolvimento psicológico e espiritual nos últimos 40 anos.
Indicado para o Prêmio Nobel da Paz em 2015, Naranjo vem a São Paulo para o lançamento do livro "A revolução que esperávamos", que acontecerá em palestra gratuita para pais e educadores, no Colégio Dante Alighieri, em 5 de maio (mais informações abaixo).
Diante do cenário de crise econômica e social em diversos países, o pesquisador conclui: os livros podem transmitir conhecimento, mas atitudes só podem ser ensinadas por pessoas; e o atual modelo educacional deixa o aspecto pessoal do professor em segundo plano. Assim, as escolas ainda não cumprem um dos quatro pilares estabelecidos pela Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) em 1990: o de educar para Ser.
Naranjo se notabilizou, além de seus estudos, pela criação do Programa SAT (Seekers After Truth, ou, Em Busca da Verdade), um processo de autoconhecimento pelo qual já passaram milhares de pessoas no mundo todo e que envolve a inteligência emocional e espiritual dos indivíduos, por meio de técnicas psicológicas de Gestalt e dos Eneatipos, desenvolvidas por ele.
A palestra de Claudio Naranjo abordará um tema que será aprofundado em um "Encontro de Educadores", a ser realizado nos dias 7 a 9 de agosto, no mesmo Colégio Dante Alighieri. Neste evento, os educadores analisarão as principais queixas com relação ao sistema de ensino e criarão projetos que possibilitem desenvolver as competências existenciais dos alunos. Encontro semelhante já foi realizado na Espanha e deve se repetir no México, Argentina e Uruguai.
Ainda em maio, no dia 14, o pesquisador também fará uma apresentação na Câmara dos Deputados, em Brasília, com o tema "A cura pela Educação - uma proposta para uma sociedade enferma".
Sobre o livro
O novo livro de Claudio Naranjo, "A revolução que esperávamos" (Verbena Editora), alerta para a necessidade de integridade, solidariedade e consideração afetiva neste momento de crise. "Não adianta somente ir às ruas protestar se não houver também uma revolução no comportamento individual", afirma Fátima Caldas, médica neurologista, psicoterapeuta e representante para assuntos de educação da Fundação Claudio Naranjo no Brasil.
A proposta de solução está no texto de apresentação do novo livro: "Até hoje conhecemos apenas revoluções políticas e ideológicas, e o que sucede agora é uma revolução da consciência... Só despertando de nosso cego sonambulismo poderemos evoluir. O final do patriarcado, a transformação da educação, o desenvolvimento dos três amores e o caminho do autoconhecimento são algumas das propostas com as quais o doutor Naranjo formula um diagnóstico profundo dos problemas globais, bem como dos antídotos necessários à transformação de um mundo em crise".
Sobre a palestra
05 de maio de 2015 - 19 horas
Auditório do Colégio Dante Alighieri
Alameda Jaú 1061- Jardim Paulista (São Paulo/SP)
ENTRADA FRANCA - Aberta a pais e educadores
Inscrições: www.encontrodeeducadores.com.br/conferencia
Fonte: Fundação Claudio Naranjo
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