A Intel ISEF 2015 acontece em maio, em Pittsburgh. Trinta estudantes brasileiros de nível médio competirão com jovens de todo o mundo por US$ 4 milhões em prêmios, incluindo bolsas de estudos.
Quatro projetos de ciências de estudantes de ensino médio do estado de São Paulo conquistaram vaga entre os finalistas que irão representar o Brasil na maior feira de ciências do mundo, a Intel ISEF (Intel International Science and Engineering Fair). Os seis jovens se juntam a uma comitiva de 30 estudantes, representando 10 estados brasileiros. O grupo é patrocinado pela Intel e expõe seus projetos no evento, que acontece nos Estados Unidos.
Da Escola Antonietta e Leon Feffer, foi selecionado o projeto “Vias e processos biológicos de genes associados ao transtorno obsessivo compulsivo (TOC) em estudos de família”, produzido por Eric Grosman Radu Halpern. Já os estudantes do SESI 397 Centro Educacional, Gustavo Souza Bastos, Felipe Rodrigues Galhardo e Alex Vieira Alencar concorrem com o projeto “Revestimento polimérico para a redução da poluição de lavagens de lastro no oceano”. Também é finalista o projeto “Busca por novas moléculas envolvidas no escape tumoral: modulação do FASL (CD95L) por mediadores lipídicos em linfócitos - fase I”, de autoria da estudante Giulia Maria Ramella, do Instituto de Ciências Biomédicas de São Paulo. Todos os projetos foram selecionados pela FEBRACE, feira associada à Intel ISEF no Brasil.
O quarto projeto paulista foi selecionado pela MOSTRATEC, feira também associada. O projeto “Encrypta: caos e criptografia - um software baseado em mapa logístico” foi realizado pelo estudante Felipe Frid Buniac, da Escola Antonietta e Leon Feffer.
A edição 2015 da Intel ISEF acontece de 10 a 15 de maio, no David L. Lawrence Convention Center, em Pittsburg, estado da Pensilvânia. A feira reúne mais de 1.600 dos mais promissores e inovadores jovens cientistas do mundo, que apresentam seus projetos independentes de ciências e concorrem a US$ 4 milhões em bolsas de estudos e prêmios. Os vencedores serão anunciados no dia 15 de maio.
“A Intel acredita que a disseminação da cultura científica é estratégica para o desenvolvimento do país. Mais que cientistas, queremos ajudar a formar cidadãos antenados nos desafios sensíveis à vida local. Eles ajudarão a solucionar problemas do seu entorno e outros desafios globais”, afirma Fernanda Sato Gerente de Educação da Intel do Brasil.
A ISEF é realizada desde 1950 e já revelou milhares de projetos inovadores, patentes e cientistas brilhantes para todo o mundo. Desde 1996, a feira conta com o patrocínio da Intel e traz o nome de Intel ISEF - Intel International Science and Engineering Fair. A Intel Brasil já levou mais de 750 jovens à feira.
Mais informações em: student.societyforscience.org/intel-international-science-and-engineering-fair-2015
Fonte: Intel / Burson-Marsteller
# Facebook instala laboratório de inovação em Heliópolis