Serviço será substituído por algo que, talvez, não tenha sequer sido inventado.
Época Negócios
Há cinco anos, como você se comunicava com sua família e amigos? Nem faz tanto tempo assim, mas o WhatsApp e o Facebook estavam bem longe de ser a febre que são hoje. Fica fácil presumir que, nos próximos cinco, a troca de mensagens continuará avançando. E ser bombardeado por conteúdo que não tem importância em uma plataforma que vem perdendo usuários não fará sentido. É a tese que defende John Brandon, da revista de negócios Inc.. Para ele, em 2020, o e-mail será obsoleto.
"Prevejo que um novo canal de comunicação irá substituir o e-mail em 2020", escreveu o jornalista, em um artigo. "De fato, há sinais de que as empresas estão começando a se afastar do e-mail como uma forma primária de comunicação digital. Temos tantas alternativas. Você pode enviar uma mensagem de texto ou uma DM no Twitter. Você pode usar o chat do Facebook."
Em seu trabalho, diz Brandon, o e-mail se tornou cada vez menos importante. Segundo ele, profissionais de assessoria de imprensa e relações públicas já o contatam principalmente por redes sociais. Os amigos nunca enviam e-mail — costumam mandar textos, fotos e vídeos pelo próprio chat do Facebook.
Ao mesmo tempo, o correio eletrônico está virando "um buraco negro". "As pessoas não respondem — ou levam uma eternidade para responder (o que é meio que a mesma coisa). Ninguém consegue entender aquelas conversas com múltiplos diálogos e múltiplas pessoas. Os filtros de spam são excessivamente agressivos. Passamos horas por semana tentando nos livrar de mensagens sem importância", diz Brandon. "Em 2020, alguém já vai ter descoberto uma forma de realizar comunicação digital de forma muito mais eficiente." O jornalista aponta que muitas pessoas com menos de 20 anos nem sequer usam uma conta de e-mail.
Pode ser um cenário difícil de imaginar agora. Isso porque tendemos a pensar que a tecnologia que temos hoje sempre estará aqui para sempre — a rede social do momento, por exemplo. Mas isso é nunca acontece. "Cinco anos é um longo tempo para a tecnologia." Em 2010, os usuários do Twitter, destaca Brandon, enviavam aproximadamente 50 milhões de tweets por dia e, hoje, o número subiu para 500 milhões.
"Talvez mensagens digitais se transformem em algo completamente novo", diz o jornalista. "Em 2020, [o e-mail] não estará mais entre as principais formas de comunicação. Não dá para dizer o que vai substituí-lo, porque não acho que tenha sido inventado ainda. Não vamos nem nos preocupar em colocar um endereço de e-mail nos cartões de visita. E, pare para pensar: talvez nem eles existam mais também."
Fonte: Época Negócios
# Intel e Telit fecham parceria para incentivar Internet das Coisas no Brasil