Planeta Educação
NOTÍCIA
Faculdade dos EUA expulsa três alunos por ofensas racistas na rádio - 31/03/2015 17:27:01

Estudantes fizeram comentários contra os negros em rádio universitária. Denúncia partiu de detento de presídio vizinho que sintonizou o programa.

Uma faculdade particular da Pensilvânia, nos Estados Unidos, expulsou três estudantes que teriam feito comentários racistas e insultos raciais durante um programa de rádio. O presidente da Universidade Bucknell, John Bravman, reuniu todos os 1 mil estudantes da faculdade para explicar a expulsão dos jovens, anunciada por e-mail no final da noite desta segunda-feira (30).

“A conduta deles foi uma afronta aos nossos valores, causando danos à nossa comunidade em uma clara violação dos nossos padrões de convivência”, escreveu o presidente no comunicado.

Ele disse que “um dos estudantes usou a palavra ‘N’ (nigger, em inglês, termo usado em forma pejorativa para se referir aos afro-ascendentes), outro disse que “os negros deveriam estar mortos” e um terceiro falou “linchem eles”.

O porta-voz da faculdade disse que um detento de uma prisão que fica nas proximidades da faculdade sintonizou o programa e ouviu os comentários. Ele informou um grupo de advogados que atendem os presos que, por sua vez, informou o conselheiro da estação de rádio. A universidade investiga se funcionários teriam participado das gravações.

A Bucknell fica na cidade de Lewisburg, na Pensilvânia, tem 3,6 mil alunos de graduação, sendo 79% brancos, 5% hispânicos, 4% asiáticos e 3% afro-americanos.

Há algumas semanas, dois estudantes da Universidade de Oklahoma foram expulsos depois de serem identificados em um vídeo liderando um canto racista. Os alunos são membros de uma das maiores fraternidades (comunidades estudantis), a Sigma Alpha Epsilon.

Fonte: G1


Leia também…

# Estudantes de escola católica pressionam arquidiocese a ensinar tolerância

# ONU lança campanha no Dia dos Direitos Humanos