No final de Novembro foram divulgados os projetos vencedores do 2º Prêmio RBS de Educação, em diversas categorias. Na semana passada o portal Planneta Educação entrevistou as estudantes Letícia Cecília Vargas (RS) e Bruna da Silva Donadel (SC), ganhadoras do Prêmio na categoria “Jovens Protagonistas”, e hoje publica a entrevista com Nelson Sirotsky, presidente da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho, uma das instituições responsáveis pela organização do prêmio.
Planneta Educação: Como e quando surgiu a ideia do Prêmio RBS de Educação?
Nelson Sirotsky: O prêmio materializa o compromisso do Grupo RBS com o tema educação. Nosso objetivo é valorizar iniciativas inovadoras e positivas de ensino, para que elas sejam referência na área. Em 2012, assumimos seis compromissos com a educação e, no mesmo ano, anunciamos que em 2013 daríamos início a esse grande projeto. O número de inscritos nesse período mostra que estamos no caminho certo, especialmente agora, que temos a categoria Jovens Protagonistas, uma prova de que todos podem contribuir para transformar a educação.
Planneta: Em sua avaliação, qual o impacto dos projetos e iniciativas da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho nos Estados de SC e RS?
Nelson: Nós temos uma relação muito próxima com as comunidades onde atuamos. Isso faz parte da nossa cultura e é um valor fundamental da RBS. A adesão aos nossos projetos apenas comprova isso. Para citar apenas o Prêmio, tivemos mais de 14 mil inscritos no curso online de mediação de leitura, disponível via internet, além dos 2,1 mil educadores e jovens que enviaram projetos de incentivo à leitura nas duas primeiras edições. O júri popular, que escolhe parte dos vencedores da premiação, somou mais de 540 mil votos em 2013 e 2014. São números que nos orgulham e comprovam a relevância do tema educação.
Planneta: Você é otimista em relação ao futuro da educação em nosso país?
Nelson: Quem me conhece sabe que sou um otimista. Além disso, acredito no poder transformador da educação e de como os jovens, com qualificação, podem mudar e impactar positivamente a sociedade. Nós no Grupo RBS colocamos nossa crença em prática em projetos como o Prêmio RBS de Educação, nossa principal iniciativa de Investimento Social Privado (ISP), via Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho. As pesquisas têm apontado avanços na qualidade do nosso ensino, mas ainda estamos longe do que sonhamos para o país. Os desafios são grandes e queremos fazer a nossa parte. Eu acredito que temos um bom caminho através do uso das novas tecnologias e das inovadoras formas de comunicação para ajudar a colocar a educação do Brasil em outro patamar.
Leia mais sobre o Prêmio aqui.
# Leia a entrevista com Fabiano Gonçalves, gerente de programas do Instituto Ayrton Senna