Desde 1985, a ONU declara o dia 5 de dezembro como Dia Internacional do Voluntário para homenagear a todos os que dedicam parte do seu tempo e habilidades para fazer o bem e incentivar essa prática.
A pesquisa anual da ONG inglesa Charities Aid Foundation, lançada em novembro, aponta que 582 milhões de pessoas são voluntárias em 10 países que ocupam os primeiros lugares num ranking mundial. O total ultrapassa 1 bilhão de pessoas no mundo. O Brasil está na oitava posição nesse ranking, com cerca de 24 milhões de voluntários. A pesquisa envolveu 130 mil pessoas, em 135 países.
Este ano a ONU também criou a campanha “Atuar como voluntário conta – #actioncounts”, que homenageia voluntários que atuam em suas regiões, seus países e no mundo para aumentar a participação social na tomada de decisões, levando a governos mais fortes, à paz e ao desenvolvimento sustentável. Acesse: www.volunteeractioncounts.org/es/
E pra você que está precisando de um empurrãozinho pra se tornar um voluntário, vão aí cinco ótimos motivos:
1 – Impacto: ao realizar trabalho voluntário você está contribuindo para alguma causa, fazendo o bem para alguém. E isso é algo que causa impacto na vida de qualquer um, inclusive na sua.
2 – Faz bem à saúde: o voluntariado aumenta a expectativa de vida, faz bem ao coração, combate a depressão e fortalece o sistema imunológico.
3 – Melhora o currículo: trabalhando voluntariamente você pode desenvolver outras habilidades que podem fazer a diferença na hora de conseguir um emprego, sem contar que muitas empresas enxergam esse tipo de atividade com bons olhos.
4 – Expande seus horizontes: durante um trabalho voluntário, você conhece pessoas, comunidades, culturas, modos de pensar e agir completamente diferentes do seu! Após o voluntariado, você com certeza vai mudar seu jeito de ver o mundo.
5 – Inspiração: uma experiência desse tipo pode fazer com que você repense suas escolhas, indicar uma profissão ou até mesmo lhe dar a solução para algum problema.
Fonte: Portal Voluntários Online
# Prêmio incentiva criação de empresas em escolas