Oficina permite a criação de um boletim de notícias digital e estimula o domínio tecnológico
Com o objetivo de proporcionar o contato com a tecnologia e a comunicação, a Escola Municipal Professora Adelina Alves Ferraz, de Lorena, implementou um novo projeto: a Oficina de Informática Educacional.
O projeto é destinado aos alunos do 4º ao 9º ano e atualmente atende cerca de 104 crianças regularmente matriculadas na rede municipal de ensino. As aulas de informática fazem parte do programa Aluno em Tempo Integral que leva oficinas e cursos para os educandos no horário oposto ao período regular.
“As aulas de informática estimulam a permanência na unidade escolar, que tem como objetivo principal proporcionar um ambiente agradável e prazeroso ao educando”, afirma Ana Maria Zanin, gestora da escola.
O programa, oferecido em parceria com a Planeta Educação, permite ao aluno adquirir habilidades e conhecimentos na utilização dos recursos tecnológicos, tais como Processador de Texto, Editor de Desenho, Planilha Eletrônica, Multimídia, Internet entre outros.
Ainda durante as aulas, os alunos desenvolvem o Boletim Digital que é um jornal eletrônico que reúne notícias do dia a dia, sobre esporte e também cultura. Ao final do curso, o boletim vai ser divulgado como produto final da oficina.
Outros projetos também fazem parte do Aluno em Tempo Integral, como as oficinas de artesanato, atividades esportivas, acompanhamento pedagógico, expressão corporal e música. Para Ana Maria, o educando necessita desses acompanhamentos.
“Partindo da premissa de que o aluno necessita de acompanhamento e requer que lhe abram novos horizontes, é com muita honra que acolhemos a Planeta Educação com profissionais capacitados para atender a demanda de alunos em Tempo Integral, como é o caso dessa unidade”, relata a gestora.