O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) 2013, divulgado no dia 5/9 pelo Governo Federal, apontou uma evolução na qualidade do ensino de Caçapava. O município conquistou a nota 5,7 na primeira etapa do ensino fundamental municipal (1º ao 5º ano) e superou a meta projetada pelo Ministério da Educação.
Para chegar ao bom resultado, Caçapava desenvolve projetos e parcerias a fim de trazer melhorias na aprendizagem e na qualidade do ensino. Um exemplo é a parceria com a Planeta Educação, especializada na implantação e desenvolvimento de soluções educacionais.
Atualmente, a empresa atua na cidade por meio dos programas Matemática Descomplicada, Informática Educacional e Gestão Fácil, que visam fomentar o uso das tecnologias de informação e comunicação como um recurso e auxílio didático-pedagógico na sala de aula, tornando os ambientes de aprendizagem mais dinâmicos e informatizados.
O programa mais recente, ‘A Escola na Minha Casa’, foi implantado no segundo semestre deste ano e é inovador em todo o Vale do Paraíba. A metodologia tem como objetivo integrar a Família e a Escola e promove a visita de agentes educacionais à casa dos alunos do Infantil III, de forma a incentivar a participação ativa de pais, mães e/ou responsáveis no dia a dia escolar das crianças. O programa envolve os familiares no apoio às tarefas instruídas pelos professores e visa melhorar o desempenho das crianças atendidas.
De acordo com o Secretário de Educação de Caçapava, Sidnei Sanita, em dois meses de atuação, ‘A Escola na Minha Casa’ apresenta bons resultados e já visitou mais de 180 famílias. “O programa reflete a nossa preocupação com a educação como um todo. A figura dos pais é essencial no desenvolvimento e no aprendizado de qualquer criança, contribuindo para a socialização delas no ambiente escolar. Com as visitas, é possível analisar também a estrutura familiar e aspectos que podem interferir no processo de ensino e aprendizagem”, afirma.
Sobre o IDEB
O IDEB foi criado em 2007 e possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias. É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente.