Planeta Educação
NOTÍCIA
Ideb de Guarujá ultrapassa projeção para 2013 - 11/09/2014 09:06:44
Ideb de Guarujá ultrapassa projeção para 2013


O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2013, publicado neste mês de agosto pelo Governo Federal, coloca Guarujá a frente da meta do município para os anos iniciais, ultrapassando também o Ideb Nacional.

De acordo com os dados, Guarujá alcançou, para a primeira etapa do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), a nota de 5,3, superando a projeção (5,2) e a média nacional (5,2). Os dados apontam ainda que o município aumentou sua nota em 15,2%, sendo a cidade com o melhor resultado na Baixada Santista.

O índice confirma o compromisso da Secretaria de Educação do município em oferecer uma educação cada vez mais qualificada. Este bom resultado é a soma de uma série de fatores, dentre os quais o desenvolvimento de projetos que proporcionam o desenvolvimento integral das crianças de Guarujá, o compromisso dos professores e a formação profissional, um bom trabalho de gestão escolar, infraestrutura das unidades, material escolar, transporte escolar, merenda de qualidade, o compromisso dos pais e principalmente o interesse dos alunos.

Segundo a Secretária de Educação do município, Priscilla Maria Bonini Ribeiro, a participação dos professores nesta etapa da educação é essencial para a boa formação do cidadão, por isso o município investe constantemente em capacitação de profissionais. "Precisamos que nossos professores estejam alinhados e comprometidos com um programa pedagógico coerente e para isso investimos em aperfeiçoamento através de diversas ações, como cursos de formação e simpósios", afirma Priscilla Bonini.

Ideb O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é um indicador da qualidade da educação básica brasileira, que revela a situação do ensino em instituições públicas e privadas de todo o Brasil. A aplicação do Ideb é atribuição do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão subordinado ao Ministério da Educação.