O Estado de Goiás alcançou o primeiro lugar no ranking nacional do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no ensino médio, avançando da 5ª para a 1ª posição, de acordo com relatório do Ministério da Educação (MEC). A publicação mede a qualidade do ensino público e particular, a cada dois anos, desde 2007. O IDEB é calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.
Segundo o relatório do MEC, dois fatores principais foram responsáveis por Goiás estar no topo do ranking e superar a meta projetada para 2019. Primeiro foi o avanço da nota do ensino médio no Estado, que era de 3,6 e passou para 3,8. Além disso, os estados que ocupavam as primeiras posições tiveram grandes quedas nas notas do levantamento deste ano. Além desses dois motivos, outro fator que favoreceu Goiás no IDEB foi a taxa de rendimento, que é obtida a partir de dados sobre aprovação, abandono escolar e reprovação. Goiás obteve a melhor nota em todo o Brasil neste quesito. O Estado avançou de 0,83 em 2011, para 0,88 em 2014.
O resultado obtido evidencia os investimentos feitos pelo Estado na Educação, como a implantação do Programa Mediação Inovadora no ano de 2012, em parceria com o Planeta Educação, que revolucionou o modo de fazer educação nas escolas estaduais. A iniciativa teve como objetivo aprimorar a prática pedagógica, oferecendo as mais modernas e atuais estratégias de aprendizagem no aprimoramento do potencial acadêmico dos alunos.
Para o presidente do Planeta Educação, Luis Namura, a conquista confirma o sucesso da metodologia desenvolvida pela empresa. “A inovação da prática docente fez de Goiás uma referência no modelo de ensino público em nível nacional, além de atrair os estudantes para uma educação significativa. A qualidade do ensino deve ser sempre uma das prioridades nas cidades brasileiras”.
Além da formação de educadores por meio da Escola de Formação, foram implantados outros dois programas integrados. O primeiro, Matemática Descomplicada, com objetivo de facilitar o entendimento da disciplina pelos alunos, dando significado prático para toda a teoria, por meio de jogos e atividades lúdicas. E o segundo, Método de Aprendizagem, para lapidar a didática de apresentação das matérias aos alunos, utilizando uma abordagem cooperativa e não competitiva, potencializando o conhecimento e desenvolvendo as habilidades socioemocionais dos alunos.
A aplicação das práticas inovadoras atingiu 46 municípios e 176 unidades escolares do Estado. Mais de 62.500 alunos das escolas públicas estaduais foram beneficiados pelo Programa Mediação Inovadora, que contemplava a Escola de Formação.
“Esses dois programas, Matemática Descomplicada e Método de Aprendizagem, se complementam. Eles foram desenvolvidos pelas equipes do Planeta Educação com apoio e colaboração das ideias vindas da Universidade da Geórgia (EUA) e dos materiais da Kagan Publishing & Professional Development, além da parceria com os professores da rede. Ao afixar na entrada de cada escola uma placa com o resultado do IDEB, o governo de Goiás permitiu aos pais e a toda sociedade avaliar o padrão de qualidade das escolas de seus filhos. É possível melhorar de fato a educação pública e privada no Brasil”, afirma Luis Namura.