O primeiro dia do Congresso Abril Educação, que começou ontem, no Centro de Convenções Frei Caneca reuniu palestrantes e personalidades importantes da área de Educação e Economia. O evento que termina hoje e promete grandes debates sobre o tema, terá a presença exclusiva do jornalista Marcelo Tas.
Com três palestras e um painel, o evento de ontem contou com 680 participantes que tiveram a oportunidade de se atualizar sobre negócios e tendências do mercado. Além de abordar temas pedagógicos, também foram debatidas questões econômicas e sociais que estão transformando o dia a dia e a gestão das escolas do país.
A importância do movimento foi um dos destaques da palestra do educador físico Marcio Atalla, que falou também sobre o estimulo a reflexão dos gestores escolares sobre as vantagens de se ter alunos com hábitos saudáveis, tanto pelo fim em si (mais saúde), quanto pela melhoria do desempenho escolar.
O painel mediado pelo jornalista Paulo Henrique Amorim, destacou a reflexão sobre as mais diversas e possíveis relações entre o tema econômico e a educação. As análises foram realizadas pelos economistas Eduardo Giannetti e Ricardo Amorim.
Para finalizar o evento, o público contou com o depoimento emocionante do criador da EMBRAER, o coronel Ozires Silva, que falou sobre a difícil missão de ser empreendedor e ter lançado a empresa no Brasil. “Apesar dos caminhos difíceis e de poucas crenças externas, quatro anos depois da ideia chegamos a um primeiro voo”, destacou.
“Nosso objetivo foi criar um congresso de educação com um espaço de debate para educadores, mas que não fosse mais um momento didático e pedagógico. Ao trazer economistas famosos, sociólogos, psicólogos e empreendedores como Ozires Silva, nós desejamos que diversos outros ângulos do pensamento educacional seja desenvolvido”, finaliza Mario Ghio, presidente da Abril Educação.