Planeta Educação
NOTÍCIA
Inovador na região, programa incentiva a participação da família na vida escolar dos filhos  - 07/08/2014 12:26:14
Inovador na região, programa incentiva a participação da família na vida escolar dos filhos


Uma metodologia inovadora para integrar a Família e a Escola está em implementação, desde julho, no município de Caçapava. Por meio do programa “A Escola na Minha Casa”, os alunos e as famílias do Infantil III recebem a visita de agentes educacionais, de forma a incentivar uma participação ativa da família no seu dia a dia.

O programa envolve os familiares no apoio às tarefas instruídas pelos professores e visa melhorar o desempenho das crianças atendidas – em transição para o Ensino Fundamental – e ao mesmo tempo preparar as instituições de Ensino Fundamental para receber o novo perfil de estudantes. A iniciativa é da Secretaria de Educação de Caçapava em parceria com a Planeta Educação.

Na EMEI Professora Lucila Dores de Carvalho Abreu, na Vila Antônio Augusto Luiz, “A Escola na Minha Casa” já visitou a maioria dos alunos e vem tendo resultados positivos. “O programa é de muita importância, pois visa o acolhimento da família e o acompanhamento do meu filho na escola”, conta Erica Néri Alvarenga Rizzo, mãe do Felipe Alvarenga Rizzo, (Infantil III) da turma A.

Sucesso também na EMEI Maria José de Siqueira Lara, localizada no Jardim Caçapava, 98 famílias já receberam em casa os agentes educacionais. “Recebemos na última semana a visita da agente Marluce que se apresentou muito solicita em relação à vida escolar do Lucas. Acredito que seja um importante passo para a integração Família e Escola, na formação do aluno. Obrigado e parabéns pela iniciativa”, afirma Sandro Roberto dos Santos, pai do Lucas Lobo.

“Eu gostei muito do projeto, por meio dele, me senti motivada a participar da rotina do meu filho e percebi que a escola é a segunda casa dele”, diz Adélia dos Santos Araújo, mãe de Richarlison Araújo, do NEI Thelma Augusta Pereira Betonni, no Bairro Santa Luzia.

As próximas instituições atendidas serão a EMEI Professora Aurora Paes da Costa e EMEI Professor Joaquim Raphael De Araújo Filho. O programa vai beneficiar até o final do ano oito escolas e dois núcleos.