O trabalho de professor é considerado por muitos o melhor trabalho da face da Terra! Estar próximo de estudantes com um futuro brilhante pela frente e com vontade de crescer é uma das maiores satisfações desta profissão. Alguns dias você deve estar feliz, outros, no entanto, deve chorar. O importante é não desviar do objetivo e ter em mente que você pode superar todos os desafios que passem por sua frente.
Separamos algumas dicas do Conselho Nacional de Professores de Matemática dos Estados Unidos para guiá-lo em seu trabalho. Apesar de o órgão ser voltado ao ensino de matemática, as dicas valem para todos os professores. Confira:
Não importa o quanto de experiência você tenha em dar aula, provavelmente sempre encontrará situações onde os estudantes não estão interessados em um determinado assunto e acabam perdendo o foco. A solução nestas horas é mudar seu tom de voz, mover-se ao longo da sala ou trocar a leitura de um capítulo por uma atividade, talvez até algum experimento onde os estudantes possam ver na prática aquele tópico.
Mesmo planejando uma aula e tendo todo o objetivo na cabeça, sua forma de abordar os alunos pode não funcionar em alguns casos. Quando isso acontecer, pare imediatamente! Reorganize os grupos e comece novamente com uma abordagem diferente, ou até mesmo abandone o planejamento feito e mude o rumo da aula. Ao final do dia, seja sincero consigo mesmo e veja o que deu errado e o que pode ser melhorado para a aula seguinte.
Talvez não amanhã ou tampouco no próximo mês. No entanto, em alguma parte de sua carreira, seu trabalho ficará mais fácil! Tente lembrar do seu primeiro dia em uma sala de aula. O nervosismo era grande? Claro que sim! No futuro você vai olhar para o dia de hoje e ver a quantidade de coisas novas que aprendeu neste período.
E você também não irá gostar de todos! Estes sentimentos são totalmente aceitáveis. Os professores não são contratados para adorar aos estudantes ou pais. O trabalho de um professor é de ensinar aos alunos e, algumas vezes, até os pais. Eles não precisam que você seja o melhor amigo deles, e sim um facilitador, um guia.
Durante sua carreira, verá que o trabalho de um professor exige bastante criatividade. No entanto, existem algumas matérias onde não é possível desviar muito do tema e a teoria deve ser dada da forma mais simples possível. Livros, sites da internet e revistas de educação podem ser boas fontes de inspiração para a criação de aulas diferentes. Procure compartilhar suas experiências com outros professores sempre que possível, afinal eles podem estar na mesma situação que você.
Fonte:
National Council of Teachers of Mathematics
# 4 milhões de alunos paulistas retornam às aulas na segunda
# Ferramenta facilita organização do trabalho do professor
# Veja outras notícias do Planeta Educação