Ao mesmo tempo em que enfrentamos uma das piores crises de água no estado de São Paulo, um grupo de estudantes ingleses estuda o tema a fundo e procura soluções para ajudar todas as escolas que passam por este problema. Lá os alunos estudam maneiras de reduzir o consumo de água no mundo e aprendem como conscientizar a comunidade local.
De acordo com o instituto WaterAid, cerca de uma em cada 10 pessoas no mundo não têm acesso a água potável, uma em cada três não têm acesso a saneamento adequado e mais de 500 mil crianças morrem todos os anos de diarreia como resultado.
A mudança de atitudes com relação à água é absolutamente necessária se quisermos proteger este recurso precioso para as gerações futuras. Para a professora inglesa Gill Hickman, a educação é a chave para trazer essa mudança comportamental. A coordenadora de sustentabilidade da Ringwood School, em Hampshire, na Inglaterra, fez de tudo para trazer o tema da água em foco no currículo do verão passado, depois de visitar as favelas de Delhi com alguns estudantes.
Hickman explica como a falta de água limpa impede as crianças de frequentarem a escola, especialmente as meninas, quando estão na puberdade. "Nós desperdiçamos água no Reino Unido e é difícil sensibilizar as pessoas que existe o problema de falta de água em um lugar onde sempre vemos enchentes”, destaca.
As crianças ficaram comovidas com o que viram nas favelas e começaram a fazer uma campanha de conscientização. Quando elas voltaram para a escola, começaram a calcular a quantidade de água que elas e suas famílias usam diariamente. Depois disso, encheram baldes com a quantidade total. Eles então compararam isso com a quantidade de água disponível nas favelas de Delhi. É uma ótima maneira de construir a consciência do problema e fazer com que os alunos pensem além de sua família, cidade e país.
Mas a escola, que foi nomeada uma das mais verdes na Inglaterra pelo Keep Britain Tidy, não deixa a questão da economia de água só na teoria. Em suas instalações a água da chuva é coletada por tubos de drenagem e vão para uma instalação de armazenamento subterrânea, onde será reutilizada para encher um lago e abastecer um território com vida selvagem. Hickman também ajudou os alunos a construírem um jardim com plantas que se desenvolvem em condições secas, para ensinar sobre os efeitos das mudanças climáticas.
A água coletada também pode ser usada na escola para outras tarefas que vão além de manter as áreas verdes vivas. A escola encontrou uma forma inovadora de usar esta água na descarga de seus banheiros. Para manter o consumo mínimo, a escola também instalou mictórios secos especiais, que não necessitam de descarga.
“Construir bons hábitos desde cedo é fundamental. Os professores têm aumentado a consciência das questões ambientais nos últimos 14 anos. Tomar medidas para proteger o planeta é agora parte integrante do cotidiano escolar. Assim como a água da chuva reservada para uso no jardim, os alunos são ensinados sobre como outros países lutam para lidar com pouco acesso a fontes adequadas de ciência e aulas de geografia. As crianças são ensinadas a não tomar nossos recursos abundantes atuais para a concessão e mostrado como etapas, como tomar duchas ao invés de banhos e fechar a torneira ao escovar os dentes, pode fazer uma grande diferença”, afirma Lynn Reeve, gerente de negócios da escola.
Fonte:
The Guardian
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