O World Innovation Summit for Education (Wise), um projeto da Fundação Qatar que busca inspirar, apoiar e divulgar pensamentos e práticas inovadoras em educação, está à caça de projetos que utilizam a tecnologia para enfrentar desafios educacionais. Estão abertas as inscrições para o Accelerator, programa de acompanhamento personalizado que irá apoiar o desenvolvimento de sete projetos inovadores. Durante um ano, os selecionados irão receber aconselhamento de especialistas e integrarão uma rede internacional para compartilhar conhecimentos e encontrar apoio de possíveis investidores.
Podem participar organizações de todo o mundo que exercem diferentes atividades com o uso da tecnologia, desde a concepção de aplicativos, jogos digitais e plataformas on-line até o desenvolvimento de programas pedagógicos que integram a tecnologia na sua metodologia. O importante é que os projetos tenham escalabilidade e apresentem um impacto positivo na educação.
Entre os apoios oferecidos pelo Wise, estão a mentoria especializada para colaborar com o desenvolvimento de plano de negócios, organização e planejamento, gestão financeira, desenvolvimento pessoal, recursos jurídicos e estratégias de comunicação e marketing.
O programa é composto por cinco etapas. Na primeira, que tem início em novembro de 2014 no Qatar, integrantes dos projetos selecionados irão participar de oficinas dirigidas pela equipe do Wise. Após esse período, eles passam por avaliações e orientações que ajudam a identificar os apoios requeridos por cada um deles. Na terceira e quarta fase, os participantes irão contar com o apoio de mentores para organizar o projeto. A última etapa do programa é composta por encontros de avaliação, em que os selecionados participam de oficinas para apresentar os progressos alcançados.
As inscrições para o programa estão abertas até o dia 8 de setembro. Para a submissão dos projetos, os candidatos deverão preencher um formulário disponível no site do Wise, incluindo informações detalhadas sobre as atividades educacionais realizadas. A candidatura deve ser realizada em inglês.
O processo de seleção será conduzido pela equipe do Comitê Wise Accelerator. Serão avaliados aspectos como o tipo de inovação desenvolvida, o alcance e impacto da iniciativa, o potencial de crescimento e desenvolvimento do projeto e a gestão organizacional. Os selecionados devem se comprometer a disponibilizar dois representantes do projeto para participar das atividades do Wise Accelerator durante todo o programa, interagindo de perto com assessores e mentores.
Fonte:
Porvir
# Confira 10 dicas para guiar os filhos na volta às aulas
# Passeio busca aproximar jovens de favelas do Rio de universo olímpico
# Veja outras notícias do Planeta Educação