Muitos professores acabam impondo barreiras na hora de utilizar tablets em sala de aula, pois acreditam que este tipo de aparato é caro e pode ser esquecido em pouco tempo pelos alunos. O que alguns não sabem é que o tablet pode exercer inúmeras funções de apoio dentro e fora da sala de aula.
O tablet muitas vezes evita que o professor precise dispor de outros dispositivos como computadores, reprodutores de CD/DVD, câmeras e livros para dar suas aulas. No entanto, o sucesso no uso deste dispositivo depende do professor e da forma como ele está integrado com o mundo virtual.
Veja algumas formas de utilizar o tablet nas aulas:
O professor pode subir os slides e outros recursos nas nuvens para que os estudantes possam estudar e ler os materiais antes da aula. Um aplicativo útil para isto é o Showbie, que disponibiliza um sistema para a troca de arquivos.
Em algumas ocasiões é interessante começar a aula com um mapa mental de tudo o que os alunos sabem de determinado assunto, mostrando ao professor quais áreas devem ser mais exploradas. Para isso, o aplicativo simplemind+ é uma boa opção.
Uma maneira de testar o conhecimento dos alunos é através do aplicativo Socrative, que permite a criação de testes de múltipla escolha e envio do resultado por e-mail.
Se a ideia é trabalhar projetos em sala de aula, isso pode ser feito através do bookcreator, uma ferramenta feita para a criação de livros utilizando fotografias, frases e objetos interativos que podem ser animados.
O planejamento das tarefas escolares pode ser feito através do aplicativo firefly, que pode ser acessado também pelos pais dos alunos. Este aplicativo permite detalhar as atividades e disponibilizar vídeos, áudios, jogos ou testes interativos aos estudantes.
Fonte:
The Guardian
# Dilma diz que Brasil precisa entrar na fase da economia do conhecimento
# Paim assina portaria do Fies para mestrado e doutorado
# Veja outras notícias do Planeta Educação