Ao participar na última terça-feira, 13, da formatura de 1,3 mil alunos do Programa Nacional do Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec), a presidenta Dilma Rousseff disse que a qualificação dos brasileiros é importante não só para os próprios formandos, mas para todo o Brasil. Segundo ela, a transformação de um país em uma nação desenvolvida passa pela qualificação técnica e pelo ensino profissional.
“Quanto mais brasileiros e brasileiras conseguirem fazer o curso, melhor será para o Brasil. É bom para vocês, é bom para família de vocês, mas melhor é para nós, para o Brasil inteiro”, disse a presidenta. “Nós não abrimos as portas para a qualificação técnica e ensino profissional, nós escancaramos as portas”, brincou ela.
Segundo Dilma, garantir oportunidades de formação técnica “faz toda diferença do mundo”. “Até muitas empresas começaram pequenininhas com técnicos, com trabalhadores formados e com uma experiência adquirida nos cursos”, completou.
Durante o evento, em Olinda (PE), foram entregues os diplomas para estudantes de diversas cidades no estado, que se formaram em cursos como os de administração, automação industrial e comércio, agente de alimentação escolar, agricultor familiar e recepcionista.
Dilma confirmou que vai lançar no próximo dia 18 a segunda etapa do Pronatec. Há sete dias, ela havia prometido o lançamento do programa para esta semana. A nova etapa deve oferecer mais de 8 milhões de vagas.
Fonte:
Agência Brasil
# Sistema facilita criação e correção de provas
# Games ensinam lições de cidadania para crianças
# Veja outras notícias do Planeta Educação