Planeta Educação
NOTÍCIA
5 dicas essenciais para se dar bem no Enem - 27/05/2014 09:19:58

5 dicas essenciais para se dar bem no Enem


Com o fim das inscrições e mais uma etapa do Enem 2014 concluída, chega a hora de os 9,5 milhões de candidatos mergulharem no conhecimento das características do exame que vão prestar nos dias 8 e 9 de novembro. Não se trata apenas de se atentar para a preparação técnica das disciplinas tradicionais, como português, matemática, física, geografia, que são assim trabalhadas na Educação Básica, mas, principalmente, como as questões que envolvem essas disciplinas serão exigidas.

Como se sabe, em vez das matérias conhecidas na escola, o Enem é dividido em quatro áreas: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens e Códigos. E é aí que começam os pontos de atenção para os estudantes: cada uma dessas quatro áreas tem 30 habilidades, divididas entre 6 e 8 competências, que serão averiguadas nas 180 questões do Enem. Todos esses itens formam a estrutura do exame e, se bem compreendidos, auxiliam efetivamente os alunos nos seus estudos.

Da mesma maneira que há habilidades e competências diferentes, há também eixos cognitivos, desta vez comuns, entre as áreas. São eles: dominar linguagens, compreender fenômenos, enfrentar situações-problema, construir argumentação e elaborar propostas. “Ao entender o que se pede no eixo compreender fenômenos, o estudante saberá que deve se atentar, por exemplo, para fazer conexões com o que acontece no mundo”, diz Tadeu da Ponte, da Primeira Escolha, especialista em avaliações educacionais. “A partir dessa informação, o estudante pode identificar um tema e ver todos os aspectos que o permeiam”, completa.

Mais do que apenas lembrar, decorar ou mesmo saber de uma informação, o Enem cobra dos estudantes a capacidade de conexão, de relação entre temas. Esse é um dos principais diferenciais do exame e que lhe confere o título de mais importante do Brasil.

Confira abaixo 5 dicas essenciais para os participantes do Enem:

Dica 1 - Leia o edital do Enem na íntegra, mais de uma vez, atentando-se bastante para a matriz de referência do exame;

Dica 2 - Informe-se sobre os bons simulados que vão acontecer até o exame, para participar e extrair informações positivas para a sua evolução; estudos indicam que essa prática, se bem feita, pode melhorar em até 20% o rendimento na prova;

Dica 3 - Resolva questões das edições anteriores, sempre tomando o cuidado de corrigi-las e, mais do que isso, fazendo uma análise crítica de cada questão; é preciso observar o contexto, a situação problema e o raciocínio necessário para resolvê-las;

Dica 4 - procure desenvolver o hábito de associar informações obtidas em diferentes meios e situações. Ouvir uma notícia na imprensa, participar de uma discussão com um professor e conversar em casa sobre o mesmo tema desenvolve o modelo de raciocínio valorizado nas questões do Enem;

Dica 5 - Não perca tempo procurando atalhos que possam trazer mais pontos. O Enem é uma prova extremamente sofisticada, bem elaborada e pré-testada. Para se dar bem e conseguir uma boa pontuação, é preciso estar tecnicamente preparado e informado sobre a prova.

Leia também...
# Inscrições do Enem chegam ao recorde de 9,5 milhões

# MEC autoriza 34 novos cursos de graduação

# Enem abre cinco oportunidades de estudo para os jovens

# Veja outras notícias sobre o Enem