Planeta Educação
NOTÍCIA
Escolas municipais de Taboão da Serra (SP) utilizam a metodologia Aprendizagem Sistêmica - 15/05/2014 12:08:23
Escolas municipais de Taboão da Serra (SP) utilizam a metodologia Aprendizagem Sistêmica


As escolas municipais de Taboão da Serra (SP) estão aptas a desenvolver atividades educacionais baseadas na metodologia Aprendizagem Sistêmica, desenvolvida em parceria com a Planeta Educação. Foram capacitados professores e gestores que irão multiplicar os conhecimentos adquiridos com as escolas.

O objetivo da Aprendizagem Sistêmica é proporcionar maior aprendizado dos conteúdos acadêmicos a partir da prática de atividades que promovem o desenvolvimento das relações sociais e transformam a escola em um espaço de cooperação mútua.

Dessa forma, o projeto propõe estratégias instrucionais de fácil implantação em qualquer disciplina que contribuem para uma significativa melhora no desempenho acadêmico e nas relações entre os colegas.

A iniciativa já está fazendo sucesso em Taboão da Serra, como explica a professora Vanessa de Santana, que é uma das mediadoras da Aprendizagem Sistêmica na cidade. “Trabalhando as habilidades sociais, percebo pouco a pouco as mudanças no modo de agir dos alunos, no tratamento com os colegas, na cooperação, na autoestima, no interesse pela escola e na disciplina. Estou muito feliz por fazer parte de um trabalho tão inovador e de uma importância social enorme”, disse.

Os alunos estão mais motivados, pois o método os valoriza ainda mais. Além de ser estimulante e divertido, está contribuindo para a compreensão dos conteúdos e gerando aprendizagem significativa, conclui a professora Lucélia Soares Rossitto, da EMEB Darcy Ribeiro.

Para chegar a esse resultado, a Planeta Educação capacita uma equipe local que se especializa nos recursos didáticos e pedagógicos, ensina as técnicas propostas pelo programa e também ajuda na adaptação desses conceitos às disciplinas da grade curricular.

“Nós achamos legal porque ajudamos a todos e ouvimos as ideias uns dos outros, mesmo estando erradas. Juntos corrigimos e chegamos a um acordo”, avaliaram os alunos Júlia Moreira (11), Larissa Nascimento (12), Pedro Henrique Cordeiro (11) e João Vitor Gonçalves (12).

O programa Aprendizagem Sistêmica é um amplo trabalho de formação continua e orientação dos professores ao longo de um ano.

Leia também...
# Espaço reúne interessados em educomunicação

# Estudo rankeia educação no mundo e sugere melhorias

# 4 formas de incentivar o professor a usar tecnologia

# Veja outras notícias do Planeta Educação