Aprender matemática brincando é um conceito que virou realidade. A metodologia do programa Matemática Descomplicada, implantado nas escolas da rede municipal de Caçapava (SP), estimula a desenvolver o raciocínio lógico dos alunos por meio de jogos e brincadeiras – e não apenas a memorização de operações e fórmulas. A iniciativa é da Secretaria de Educação por meio do projeto “Caçapava Educa”.
Nas aulas, os tradicionais livros e lousas dão lugar a jogos e atividades lúdicas, entre elas, o Labirinto da Tabuada (desenvolve estratégias de cálculo mental), a Batalha da Multiplicação (desenvolve procedimentos de cálculo no campo multiplicativo) e o Sudoku (para distinguir as figuras geométricas, explorando e reconhecendo suas características).
A professora da EMEF Profª Geny Farah Salles, Cidnéia Galioti, afirma que os estudantes esperam ansiosos pelas aulas do programa. “A cada semana criamos novas situações, o que sempre agradou e motivou os alunos. As aulas são muito bem preparadas”, conta. “Eu não gostava de matemática, mas aprendi que a matéria pode ser divertida”, afirma a aluna do 4º ano, Sofia Smaira.
O programa, que beneficia alunos em Caçapava, vem dando resultados. “Além de desmistificar o aprendizado da matemática e possibilitar um melhor entendimento da disciplina, o programa melhorou consideravelmente o desempenho dos alunos nas avaliações escolares”, afirma o Secretário de Educação, Sidnei Sanita.
Com o apoio da Planeta Educação, os educadores são formados para usarem as novas metodologias de ensino. O programa conta também com mediadores de aprendizagem que auxiliam os educadores nas práticas pedagógicas em sala de aula. “É uma parceria que contempla nos jogos os conteúdos trabalhados em sala de aula. Ter um mediador que também tenha didática e domínio das situações é imprescindível para o bom rendimento dos alunos”, garante Cidnéia.
O programa possibilita desenvolver o raciocínio lógico matemático por meio de atividades lúdicas devidamente planejadas e integradas ao currículo acadêmico, estabelecendo relações entre jogos e conceitos matemáticos. Desta forma, a metodologia atende as necessidades dos educadores e alunos dentro de um pressuposto que conjuga qualidade, conhecimento, competência e garantia de resultados.
# Google lança app grátis que otimiza tempo do professor
# Projeto quer levar games para escolas públicas
# Veja outras notícias do Planeta Educação