Planeta Educação
NOTÍCIA
Programa “A Escola vai para Casa” realizou 45 mil visitas as famílias dos alunos em Osasco (SP) - 09/05/2014 10:31:12
Programa “A Escola vai para Casa” realizou 45 mil visitas as famílias dos alunos em Osasco (SP)


O programa “A Escola vai para Casa”, oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Osasco (SP), por intermédio da Planeta Educação, realizou 45 mil visitas às casas dos alunos, com objetivo de fazer com que as escolas conheçam a realidade familiar de cada aluno e tenham condições de aprimorar seu aprendizado no ambiente escolar e no desempenho pedagógico do estudante.

A secretária de Educação, Prof.ª Régia Maria Gouveia Sarmento relatou que dados levantados pelo programa apontam que, “após o início das visitas, houve um aumento significativo na participação dos familiares nas reuniões de pais em todas as escolas participantes do programa, além do envolvimento dos responsáveis pelos educandos no acompanhamento das tarefas escolares”.

Durante as visitas, os agentes educacionais, que são os representantes da escola, orientam os pais sobre a importância de acompanhar a vida escolar dos filhos e entregam cartilhas que os auxiliam neste processo. A cartilha “Lição de Casa”, uma parceria com a Editora Abril, leva aos pais dicas sobre como a postura e o ambiente influenciam no momento da tarefa escolar.

Eliana Aparecida Roberti tem seu filho matriculado na rede municipal de Osasco e recebeu a visita do agente. “Ter um local adequado, arejado e iluminado, boa postura e conforto na hora de realizar as tarefas escolares é muito importante para a formação da criança”, disse após a visita.

A professora Ângela da CEMEIEF Darcy Ribeiro classifica como excelente a iniciativa de receber as informações colhidas pela agente educacional. “Me fez ter outra visão da família e do aluno. Hoje, este trabalho se tornou imprescindível para mim, pois melhorou a minha prática em sala de aula. Ao visitar as famílias, o agente vê o que não posso compreender no meu dia-a-dia na escola”, frisou.

Na região da Vila dos Remédios, Jardim Ayrosa, Jardim Mutinga, Jardim Rochdale, Vila Menck e Jardim Marieta, os alunos do Ensino Fundamental e creche matriculados na CEMEIEF Darcy Ribeiro e CEMEI Mário Sebastião Alves de Lima recebem regularmente as visitas dos agentes educacionais do programa. Após a visita, os agentes apresentam devolutivas às escolas, identificando possíveis entraves que possam atrapalhar o aprendizado dos mesmos e estreitando a relação da instituição com a família.

Leia também...
# Projeto quer levar games para escolas públicas

# Aplicativo no Facebook ajuda a estudar para o Enem

# Estudo mapeia uso de objetos virtuais por docentes

# Veja outras notícias do Planeta Educação