A noite da última sexta-feira, 28, representou um grande momento de confraternização e aprendizado para os educadores da rede municipal de ensino de Caçapava (SP). Foi realizada, às 19h30, na Escola Professora Daphne Cesar Ghidela, a primeira edição do projeto “Sextas Culturais”, uma iniciativa da Prefeitura de Caçapava, por meio da Secretaria Municipal de Educação, que visa oportunizar a seus profissionais o contato direto com manifestações artísticas e culturais.
A primeira edição teve a participação do escritor Wagner Homem e a apresentação de seu show inspirado no livro “Chico Buarque – Histórias de Canções”, que intercala músicas e histórias, revelando para quem foi feita determinada canção, quem é a filha dos versos “você não gosta de mim, mas sua filha gosta” e ainda o “você” de “Apesar de você”.
“Foi fantástico. Uma iniciativa muito boa da Secretaria de Educação e da Prefeitura de Caçapava. Esperamos que essa noite sensacional seja a primeira de muitas que ainda estão por vir. Nossa rede precisa dessa cultura”, opinou a professora Valquíria Rodrigues de Souza.
A gestora Wilma Andrade de Oliveira também teceu elogios à iniciativa. Segundo ela, foi um evento inesquecível para todos. “A apresentação nos trouxe uma página da história muito bem contada, retratada e musicada. Foi um momento ímpar. Superou as expectativas; acredito que não só as minhas, mas de todos”, expressou.
Sidnei Sanita, secretário da pasta, destacou o projeto como parte do plano de valorização dos funcionários e professores da rede municipal de ensino. “Acreditamos que esta iniciativa irá ampliar o horizonte cultural. A arte sensibiliza e prepara o profissional para que as emoções estejam mais afloradas, além de poder capacitar e transformar o coração e a mente das pessoas, fazendo com que o trabalho que elas executam seja ainda melhor”, destacou.
Com piano, violão, voz e direção musical de Mário Carvalho, contrabaixo de Fernando Barros e percussão e vocais de Denílson Oliveira, Homem reviveu ainda as dificuldades de Chico Buarque de Holanda e parceiros como Tom Jobim e Vinicius de Moraes com a censura do regime militar. Ao final do evento, o escritor autografou livros e conversou com os convidados.
“Foi muito bacana. Admiro muito a obra de Chico Buarque e acredito que conhecer as histórias das suas composições nos sensibilizou muito”, finalizou o secretário.
# Mapa mostra como as tendências em educação estão interconectadas em novos fluxos de aprendizagem
# Sancionada lei que dificulta fechamento de escolas rurais e quilombolas
# Veja outras notícias do Planeta Educação