Você planeja. Você avalia. Você faz contatos. Você colabora.
Você interage nas redes sociais, cria métodos diferenciados, alfabetiza, usa a tecnologia e inspirar o pensamento.
E para tudo isso você é avaliado para mostrar se o que está fazendo realmente faz a diferença. Mas há outros pontos e outras coisas que devem ser consideradas. Confira:
1) Seus estudantes estão levantando questões o tempo. Isso é sinal de que desenvolveram um pensamento crítico e estão formando opiniões diante dos temas expostos em sala de aula.
2) Você está usando seu poder e sua autoridade para inspirar, e não para intimidar os alunos.
3) Você escutou seus estudantes na mesma proporção que falou diante de todos. Se eles respeitam suas ideias e pensamentos, nada melhor que escutar suas opiniões.
4) Seus estudantes participam ativamente das aulas sem serem chamados ou obrigados a fazê-lo. Se até o aluno mais tímido da sala expôs sua opinião, é hora de comemorar!
5) Um de seus estudantes criou algo novo por conta própria. O simples ato de criar algo por si mesmo é memorável e gratificante.
6) Um de seus alunos disse que está estudando fora do horário escolar depois que você apresentou uma novidade a ele.
7) Você fez seus estudantes darem risada. Mostrar que você tem um senso de humor diante de algum assunto vai facilitar o aprendizado em certos momentos.
8) Você experimentou novos métodos. Uma discussão em grupo, uma nova forma de avaliar, não importa o que seja, o importante é que você tenha tentado novos métodos, independente de ter obtido sucesso ou não.
9) Você soube improvisar. Não vem ao caso a situação ou o assunto, porém ser capaz de improvisar diante das situações mostra que você está preparado e domina o assunto.
10) Seu estudante te pede uma carta de recomendação.
11) Você mostra interesse pelos assuntos pessoais de seu estudante. Só de mostrar que está interessado no que vai fazer depois que terminar o ciclo escolar ou como está se preparando para uma entrevista de emprego, por exemplo, pode mostrar a seu aluno que você se preocupa com seu futuro e sua carreira.
12) Você sabe expressar seus sentimentos e suas emoções na hora de ensinar um conteúdo. Isso mostra aos seus estudantes que, mesmo após anos ensinando a mesma coisa, você ainda tem prazer em preparar seus alunos para o mundo.
13) Seus alunos mostraram que o conteúdo aprendido em sala de aula pode ser relevante para o dia a dia.
14) Você se preocupa com seus alunos e mostra isso a eles.
15) Você ajudou um estudante a escolher sua carreira. Quando um aluno pede conselhos relacionados à carreira e ao desenvolvimento profissional, isso mostra que ele confia e leva sua opinião em consideração.
16) Um de seus estudantes se tornou professor.
17) Um parente do aluno vai até você para agradecer por algo ensinado. Muitas vezes você nem percebe, mas uma simples sugestão ou palavra nova no vocabulário pode mudar a vida de um aluno.
18) Seus estudantes te procuram mesmo quando não tem nenhuma obrigação ou tarefa a ser entregue. Se seus alunos se sentem confortáveis procurando você depois do horário da aula, é sinal de que estão interessados em sua opinião ou ajuda.
19) Você pode ser um conselheiro em algumas horas. Apesar de ser o professor de cada um de seus alunos, existem casos em que você pode expressar sua opinião diante de um assunto pessoal de um aluno.
20) Você sabe controlar sua paciência. Mesmo em situações difíceis, onde você esteja enfrentando problemas pessoais, saber controlar suas emoções é essencial.
Fonte:
TeachThought
# Projeto pretende ativar o potencial educativo das cidades-sede da Copa
# Dedicação de professores inspira alunos a se interessar por ciências
# Veja outras notícias do Planeta Educação