A passagem da pré-escola para o 1º ano é considerada um marco na vida escolar das crianças, pois vem acompanhada de algumas mudanças significativas. A partir deste momento, o estudante deixa de ter apenas um professor e o conteúdo acadêmico já não foca tanto o formato lúdico.
Momentos de brincadeira e interação também são gradativamente reduzidos, isso sem falar na mudança de espaço físico: os pequenos deixam a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil), onde estiveram desde o início da vida escolar, e ingressam na EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental), onde seguirão estudando até a conclusão do 5º ano (1ª etapa do Ensino Fundamental).
Para amenizar as dificuldades da mudança de fase, o programa “A Escola vai para Casa”, da Secretaria Municipal de Educação de Osasco, na Grande São Paulo, tem realizado visitas às casas dos estudantes em transição da Educação Infantil para o Ensino Fundamental. O intuito é esclarecer possíveis dúvidas dos pais ou responsáveis sobre a forma de funcionamento e organização das escolas de Ensino Fundamental, as EMEFs.
As visitas dos agentes educacionais colaboram para uma transição suave entre essas etapas na educação escolar, medida que tranquiliza as famílias e os alunos informando sobre as adaptações do novo ciclo escolar, os projetos oferecidos pela nova escola e a proposta curricular nos anos iniciais do Ensino Fundamental I.
A Secretária de Educação de Osasco, Régia Maria Gouveia Sarmento, salienta que o acompanhamento da vida escolar dos alunos por parte da escola é essencial, principalmente em momentos de mudança significativa como este. “Sentimos grande necessidade de acompanhar de perto esta transição na vida dos nossos alunos e o resultado tem sido bastante positivo para todos”, disse.
A coordenadora pedagógica da Planeta Educação, Juliana Autran, explica que a estrutura escolar e organizacional é diferente nas duas etapas. “Na Educação Infantil, o estudante está acostumado a ter apenas uma professora, que o acompanha em todos os momentos, desde as brincadeiras no parque até a hora das refeições. Ao entrar no Ensino Fundamental, a criança passa a ter mais professores, que já não os acompanham como antes. Há mais autonomia e responsabilidades nesta fase”, comenta.
Durante as visitas, pais e responsáveis também são orientados a acompanhar ainda mais de perto a rotina escolar das crianças. Eles recebem as cartilhas “Lição de casa é participação” e “10 ideias simples para você participar mais da vida escolar dos seus filhos”, ambas oferecidas em parceria com o movimento “Educar para Crescer”. “Neste momento, ressaltamos a importância dos pais no processo de ensino e aprendizagem das crianças, uma constante em nosso trabalho”, reforça.
O programa “A Escola vai para Casa” já realizou mais de 46 mil visitas desde 2010, quando teve início em Osasco. Seu objetivo é fazer com que a escola conheça a realidade e o ambiente familiar de cada aluno para que, desta forma, tenha condições de auxiliá-lo a aprimorar seu aprendizado. Além disso, visa a diminuição dos índices de evasão escolar, relação mais afetiva entre aluno e professor e o respeito à cultura, tradições e valores de família.
A iniciativa é aprovada na comunidade escolar. Julio Cesar da Silva, pai da aluna Samira Silva, disse gostar muito da visita do agente educacional. “Gostei do diálogo que tivemos, dos conselhos e da cartilha. Creio que vai ajudar muito no ensino da minha filha. Sou muito grato”, expressa. “Achei bem legal enviarem uma pessoa da escola até minha casa. Isso ajuda os pais a superarem as dificuldades das crianças”, afirma Lucilene Assis.
Mais informações sobre o programa podem ser obtidas no site do programa.
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