Mais de 2 mil educadores de Taboão da Serra, na Grande São Paulo, estão vivenciando momentos de aprendizado e enriquecimento do currículo. Eles participam, desde a última segunda-feira, 3, do evento “Circulando saberes e fazeres da rede”, que acontece até esta quarta-feira, 5, oferecendo encontros de formação nas áreas de Educação Física, Inglês, Artes e Atendimento Educacional Especializado (AEE), além da aplicação do Módulo I do curso de Aprendizagem Sistêmica.
Com foco no desenvolvimento das habilidades socioemocionais e de cooperação entre os alunos, a formação em Aprendizagem Sistêmica deverá aprimorar a prática pedagógica dos docentes oferecendo a eles estruturas e estratégias eficientes de gerenciamento para a sala de aula. Mais de 700 educadores do Ensino Fundamental de Taboão da Serra estão envolvidos nesta formação que acontece na EMEF Profª Maria Alice Borges Ghion.
A professora Margareth dos Santos, coordenadora do Programa Mais Educação da EMEF Paulo Freire, afirmou que as estruturas da Aprendizagem Sistêmica representam importantes ferramentas para a organização da sala de aula. “Gostei muito. O curso mostra como é possível melhorar a disciplina dos alunos com ações como levantar a mão na hora certa e praticar o agradecimento, além da interação em grupo”, opinou.
Edir Borges da Silva, diretora da EMEF Prof. Francisco Ferreira Paes, também elogiou o treinamento e sua proposta de salas de aula diferentes e atrativas. “Poderemos transportar todo o conteúdo aprendido para a sala de aula. Hoje, nossas crianças vivem uma realidade diferente daquela de anos atrás. Elas têm grande influência do computador e, por isso, precisam vivenciar a interação e a troca de experiências”, enfatizou.
Cursos como “Corpo e Movimento na Infância”, “Ensinando Inglês através da Contação de Histórias”, “Artes - Metodologia e Prática” e “Diversidade e Inclusão na REDE” também estão sendo ministrados nesta unidade aos educadores do Ensino Fundamental.
Já os profissionais da Educação Infantil participam de encontros de formação na EMEF Ugo Arduini e no Centro Municipal de Recreação e Cultura (CEMUR), onde o empresário Luis Namura Poblacion, da Planeta Educação, ministrou a palestra “Educação 3.0 – O caminho certo para o aprendizado do século XXI”. Ele abordou o conceito de Educação 3.0 e sua proposta de adequar o ambiente educacional às expectativas da sociedade do conhecimento, devendo a escola utilizar todos os recursos disponíveis para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e socioemocionais dos alunos.
# Novo ministro da educação fala em expansão do ProUni e do Fies
# Pronatec terá 8 milhões de matrículas até o fim do ano
# Veja outras notícias do Planeta Educação