Teve início nesta segunda-feira, 3, no auditório da Unaerp (Avenida Dom Pedro I, 3.300 – Enseada), em Guarujá (SP), o evento que marca a abertura do ano letivo para os educadores que atuam nos núcleos de educação infantil (Neims) e escolas municipais de educação infantil.
O primeiro dia de evento reuniu cerca de 300 educadores dos Neims, responsáveis pelo atendimento aos alunos de zero a três anos da rede pública municipal. Eles receberam kits didáticos com livros de fundamentação teórica e práticas educacionais, uma agenda com as rotinas do professor e orientações curriculares e um CD com canções de ninar, natureza e músicas infantis.
Além disso, assistiram à palestra da professora e doutora, Vera Lúcia Anselmi Melis Paolillo sobre o tema “O Novo Currículo da Educação Infantil”. Vera Lúcia, que é pesquisadora na área da infância e especialista em espaços para Educação Infantil, com vasta experiência na rede pública do município de São Paulo onde atuou como docente, diretora e supervisora, disse estar satisfeita ao perceber que a Secretaria de Educação de Guarujá está buscando valorizar cada vez mais os profissionais que atuam com a educação infantil.
“Essa valorização é perceptível não só no âmbito financeiro, mas também pela oportunidade que os educadores têm de participar de eventos nos quais conversam com especialistas e trocam experiências. Esses encontros temáticos e formativos promovem conhecimento e motivação, o que é um ganho surpreendente e muito significativo”, frisou a pesquisadora.
Para a educadora do Neim Ambrozina Rosa da Conceição, professora Elizéa Martins Conceição, a palestra contribuiu de forma muito positiva. “Ela veio reafirmar o que já estamos desenvolvendo nas escolas. Hoje nós pudemos aprender um pouco mais sobre temas essenciais para o dia a dia do nosso trabalho com as crianças", enfatizou.
A Secretária de Educação de Guarujá, Priscilla Bonini, classificou o evento como sendo de suma importância, uma vez que tem foco na educação infantil que funciona como o grande alicerce de uma boa educação. “Quanto mais nós qualificarmos e oxigenarmos os profissionais que trabalham com essa faixa etária, mais frutos podemos colher no futuro. Eles sairão daqui com um outro olhar e com a certeza de que desempenham papel fundamental na vida das nossas crianças", reforçou.
O segundo dia de evento, nesta terça-feira, 4, será destinado para outros 380 professores, desta vez das Unidades de Pré-Escola que atendem crianças de quatro e cinco anos, totalizando 680 participantes ao todo.
# Resultado da segunda chamada do ProUni será divulgado hoje
# Selecionados na segunda chamada do Sisu já podem fazer matrícula
# Veja outras notícias do Planeta Educação