Um grande número de estudantes está de volta às aulas a partir desta semana, muitos deles com novos aparelhos eletrônicos em mãos e cada vez mais conectados à internet. Apesar de diversos professores ficarem na dúvida se o uso destes dispositivos em sala de aula compromete ou não o aprendizado, especialistas afirmam que este tipo de interação pode ser transformadora.
Pensando nisso, a professora americana Catlin Tucker reuniu 5 dicas para utilizar os dispositivos móveis com os alunos.
Confira:
Converse com seus alunos e estabeleça uma regra para o uso do celular em sala de aula. Peça para que todos os alunos desliguem os avisos sonoros do celular e o coloquem com a tela para baixo em um local específico (canto direito da carteira, por exemplo) ao chegarem à escola. Nos momentos em que seu uso é permitido o professor deve avisar claramente os alunos através de uma frase marcante, como por exemplo, “celulares em mãos!”.
Se você der aos alunos a impressão de que o celular é um dispositivo importante para o aprendizado em sala de aula, eles irão mudar a forma de agir. É muito provável que seus alunos reconheçam o valor da ferramenta na pesquisa e exploração em sala e parem de se distrair com aplicativos que não estão relacionados à área de educação.
Crie uma caixa de madeira com pequenas divisões para que os estudantes possam depositar seus dispositivos móveis durante as provas. O ideal é criar um quadrado com o nome de cada aluno para ter certeza de que todos deixaram os celulares de lado em ocasiões onde não é permitido o seu uso.
Peça aos seus alunos que compartilhem o uso de seus dispositivos com os outros estudantes que não possuem ou não levaram os celulares para dentro da sala de aula. O compartilhamento destes aparelhos também é uma forma de incentivar o trabalho em grupo e a discussão entre os alunos.
Não deixe de atualizar sempre seus alunos com a lista dos melhores aplicativos educativos existentes no mercado. Incentive também os estudantes a baixarem ferramentas novas e testarem antes de levar a dica para a sala de aula. Com o tempo os estudantes saberão onde e em quais circunstâncias utilizar cada um dos programas baixados.
Fonte:
Catlin Tucker
# 4 dicas do Governo de SP para a volta às aulas
# Apple disponibiliza conteúdos educacionais no Brasil
# Veja outras notícias do Planeta Educação