Como desvincular a tecnologia da vida escolar das crianças se aparelhos como smartphones, tablets e notebooks despertam cada vez mais a atenção delas? Para um ensino dinâmico e mais moderno, a Secretaria de Educação de Osasco disponibiliza aos estudantes da educação infantil equipamentos de última geração: os PC-Tablets, que apoiam as atividades desenvolvidas em sala de aula.
Os PC-Tablets são equipamentos conversíveis em formato de netbook, que acompanham canetas do tipo “stylus” e têm tela sensível ao toque, podendo ser transformados em tablets. Neles, os alunos contam com diversas ferramentas e aplicativos que estimulam e contribuem para um aprendizado mais dinâmico e próximo da realidade que os espera, reforçando o conceito de bom uso da tecnologia entre os pequenos.
São inúmeros projetos desenvolvidos pelas professoras de jardim e pré-escola. Um deles, que ocorre na EMEI Déscio Mendes Pereira e EMEI Vivaldo Martins Simões, trabalha a alfabetização. Neste caso, o PC-Tablet auxilia os alunos no desenvolvimento da escrita e da comunicação oral, possibilitando que eles façam a assimilação entre o objeto, a fala e o som que cada letra produz.
“Nas atividades desenvolvidas com a integração dos recursos tecnológicos, as crianças conseguem identificar, diferenciar e fazer a ligação entre imagens e as letras do próprio nome, desenvolver a coordenação motora e auxiliar no reconhecimento das letras do alfabeto, além de incentivar a interação com os colegas”, destacou a mediadora do programa Informática Educacional, Ana Carolina Vasconcellos da Silva.
Nas EMEIs Profª Maria Bertoni Fiorita e Elide Alves Doria, o Tangram, jogo de peças geométricas que desenvolve a compreensão das formas e do raciocínio lógico, também ganhou versão digital. Durante as aulas, os pequenos montam figuras com as peças disponíveis utilizando as telas touchscreen dos PC-Tablets, desenvolvendo habilidades como concentração, percepção visual e coordenação motora.
O auxílio é bem visto pelos pais, que elogiam a iniciativa. “Acho muito importante que as crianças estejam atualizadas com o mundo de hoje. São pequenas instruções que cativam nelas a vontade de aprender mais”, comentou Josi Nunes Silva, mãe da aluna Laís Nunes. Raimundo Queiroz, pai do aluno Bryann Caio Silva, da EMEI Profª Maria Bertoni Fiorita, também aprovou o uso da tecnologia em sala de aula. “Acho uma ótima ideia. O que complementa o aprendizado das crianças é muito bem vindo”, disse.
Para a Secretária de Educação de Osasco, Régia Gouveia Sarmento, o uso de recursos tecnológicos propõe aos professores e alunos da Educação Infantil uma diversidade de possibilidades que podem auxiliar no processo de ensino e aprendizagem. “Ele desperta cada vez mais a curiosidade dos alunos em aprender algo novo sempre, sendo imprescindível que nesta faixa etária os educadores tenham este objetivo, de propor sempre aos alunos uma novidade e fazer com que aprendam de forma colaborativa e significativa”, afirmou.
A hora de aprender sobre as tradições populares também ficou muito mais interessante com o uso dos PC-Tablets. A partir da escolha do tema “Folclore”, alunos da EMEI Fortunata de Jesus desenvolveram a percepção de cores e exercitaram a memória por meio de atividades de colorir e jogos envolvendo personagens lendários.
Já na EMEI Ignes Collino, os equipamentos tecnológicos foram transformados em urnas eletrônicas, por meio das quais os alunos votaram e elegeram o “Boneco da Escola”, possibilitando a compreensão do processo eleitoral, bem como noções sobre o exercício da cidadania.
Vale citar ainda o projeto da EMEI Oswaldo Salles Nemer que levou os alunos à reflexão sobre boas maneiras no trânsito. Por meio de jogos no PC-Tablet, eles aprenderam regras de organização e convivência.
A integração dos recursos tecnológicos com o aprendizado é possível também graças aos cursos oferecidos pelo Programa de Formação de Educadores em Informática Educacional da Secretaria de Educação e Prefeitura de Osasco em parceria com a Planeta Educação. O objetivo é estimular o uso das tecnologias em sala de aula de forma a ampliar o processo de ensino e aprendizagem.
Apoiada nas habilidades do século XXI, a Formação desenvolve a compreensão e prática dos educadores para que suas aulas se tornem mais dinâmicas e diversificadas. Ela desenvolve habilidades como cooperação, comunicação, interatividade, colaboração e socialização, visando assim o uso eficaz das tecnologias a favor da aprendizagem dos alunos, proporcionando aos professores a construção da autonomia no uso de diferentes recursos na sala de aula.
# Estrangeiros buscam práticas inovadoras no Brasil
# Projeto faz estudantes se apaixonarem por ciências
# Veja outras notícias do Planeta Educação