Cerca de 70 alunos do 2º e 5º anos do Ensino Fundamental da Escola Municipal Conde de Moreira Lima, em Lorena (SP), se envolveram no projeto "Conto de Fadas" durante o último bimestre do ano. Os resultados dos trabalhos foram mostrados na última quinta-feira, 5. Foram organizadas rodas de leitura para os pais e exposição dos trabalhos e fotos das atividades realizadas.
O objetivo do projeto foi reescrever as histórias "Chapeuzinho Vermelho" e "Três Porquinhos" com o apoio do computador, possibilitando a reflexão sobre a importância da leitura, escrita e diversidade textual como recurso necessário à prática de formação de leitores conscientes.
Alunos do 2º ano trabalharam os contos por meio da leitura, escrita espontânea, reescrita, desenhos, criação de fantoches e casinhas, oficina de fantoches com garrafas pet, confecção de minilivros e xilogravura. Nas aulas integradas à Informática Educacional, assistiram a vídeos, reescreveram a releitura no processador de texto, fizeram ilustrações e realizaram a gravação da história. Já no 5º ano, os alunos estudaram sobre a criação de poesias, seus tipos, divisão, rimas e estrofes, além de criarem seus próprios textos.
Nas aulas, com a integração dos recursos tecnológicos, os alunos pesquisaram e montaram um banco de palavras para a confecção de uma poesia sobre a escola. Em todas as turmas, os estudantes fizeram ilustrações e gravações para compor um livro digital que foi entregue na ocasião da apresentação dos trabalhos.
A proposta possibilitou aos alunos o conhecimento de diversas histórias e seus ensinamentos, podendo, assim, recontá-las com segurança e fluência, segundo sua realidade, ampliando o repertório histórico cultural e suas experiências no convívio social.
# Estrangeiros buscam práticas inovadoras no Brasil
# Projeto faz estudantes se apaixonarem por ciências
# Veja outras notícias do Planeta Educação