Planeta Educação
NOTÍCIA
Pesquisa com alunos paulistas revela que 70% dos pais ajudam nas tarefas escolares - 28/11/2013 09:07:49
Foto de aluno fazendo a lição de casa


Segundo um levantamento da Secretaria Estadual da Educação do Estado de São Paulo, 70,3% das crianças e adolescentes matriculados na rede pública do estado recebem ajuda dos pais nas tarefas escolares. O mapeamento revelou ainda que as mães são mais participativas que os pais – 61% delas auxiliam os filhos nas lições, contra 33,9% dos pais. Irmãos que ajudam nessas tarefas somaram 26,8%.

Os questionários foram de múltipla escolha, permitindo que fosse marcada mais de uma opção. Foram consultados 1 milhão de alunos, cerca de 23% de um total de 4,3 milhões de estudantes matriculados nas escolas estaduais.

Rosania Morales Morroni, subsecretária de Articulação Regional, defende que as tarefas escolares são capazes de unir pais e filhos. “A lição de casa é uma ferramenta aliada do ensino e também aproxima as famílias nessa rotina das nossas mais de 5 mil escolas”, disse ela.

Segundo a pesquisa, os alunos mais novos são os que recebem maior atenção dos pais. Entre os estudantes com menos de 12 anos, matriculados no 3º e 5º anos, apenas 5% não recebem assistência da família. Entre os alunos do 7º ano, 17% não contam com ajuda nas tarefas e, no ensino médio, esse índice sobe para 45,7% dos adolescentes.

Para chegar a esses resultados, a secretaria usou os questionários aplicados no ano passado a alunos dos ensinos fundamental e médio, durante o Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar (Saresp). “Os dados mostram caminhos que a escola deve seguir, como o incentivo da participação dos pais”, destacou a subsecretária.

Além de acompanhar as tarefas escolares, pais e mães podem acessar pela internet o boletim com notas e ausências dos filhos. Para acessar, basta apenas digitar o número do registro do aluno (RA) no site da Secretaria de Educação. Os desempenhos são atualizados bimestralmente.

De acordo com levantamento feito nas 91 diretorias regionais de Ensino de São Paulo, 61% dos pais e responsáveis acompanham as notas. O canal mais comum usado para isso é a reunião de pais e mestres. Para Rosania, o convívio entre família e escola é fundamental no desenvolvimento infantil. “Sempre que os pais participam da vida escolar do filho, isso melhora o ambiente escolar”, disse ela.

Fonte: Agência Brasil


Leia também...
# MEC institui Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio

# Programa do MEC estimula a formação de negros, indígenas e pessoas com deficiência

# Governo incentivará estudantes a cursarem o francês e o espanhol

# Veja outras notícias do Planeta Educação