Foi divulgada recentemente a pesquisa "O Estudante de MBA em Escolas Internacionais". O estudo exclusivo oferece ao mercado informações sobre estudantes brasileiros que estão cursando MBA nas melhores escolas de negócios dos Estados Unidos e da Europa. A pesquisa, realizada pela GNext Talent Group, traz informações relacionadas a padrões socioculturais, carreira, qualidade de vida, empresas mais admiradas, escolha e custeio dos cursos, remuneração, dentre outros temas. As informações estão estruturadas em análises gerais e regionais sobre cada um dos tópicos.
A maioria dos entrevistados provém de escolas públicas, com as estaduais (que passaram de uma representatividade de 22% para 38% em comparação com o ano anterior da pesquisa) predominando frente às federais. As instituições FGV, Unicamp, USP (Poli e FEA) e PUC-RJ são os destaques em todos os cenários, ocupando as seis primeiras colocações no ranking. Juntas, elas respondem por 58% da graduação dos entrevistados. Em primeiro lugar está a FGV (18%), seguida pela Unicamp (13%), USP Poli (9%), PUC-RJ (7%), USP (7%) e USP FEA (4%).
Na distribuição por região, os alunos de cursos de MBA nos EUA são oriundos, na maioria, da Unicamp (20%), FGV (16%), USP-Poli (12%), além de PUC-RJ, USP e USP FEA, todas as três com 6% dos respondentes. Já na Europa, o destaque é a FGV (20%), seguida por PUC-RJ e USP, ambas com 8%. Unicamp e USP Poli correspondem, cada uma, a 5% dos estudantes de MBA na Europa.
Em 2013, 55% dos estudantes de MBA são provenientes de cursos da área de humanas. Exatas manteve a participação em 45% e biológicas não teve referência nesta amostra. Em relação à vivência internacional antes do curso, 87% dos alunos relataram alguma experiência no exterior, relacionada a trabalho, estudo ou a ambos.
A pesquisa completa pode ser acessada no site da GNext.
# Altos índices de poluição ameaçam aulas na China
# Só 1,6% dos moradores de domicílios irregulares tinham diploma universitário em 2010
# Veja outras notícias do Planeta Educação