O uso de redes sociais por alunos é cada vez maior e muitas vezes, conectados por celulares e outros dispositivos móveis, fica ainda mais difícil proibir o acesso a este tipo de ferramenta dentro da sala de aula.
Ao invés de ir contra o avanço da tecnologia, uma opção é oferecer atividades que utilizem as redes sociais como forma de revisão do conteúdo visto em classe. Para isso, separamos 7 razões para mostrar que redes como o Facebook e Twitter podem ser incorporadas ao currículo escolar:
A utilização de redes sociais e qualquer outro tipo de recurso em rede requer um esforço constante por parte do usuário: o uso racional destas ferramentas para se comunicar e interagir requer a participação ativa dos estudantes e inclui oportunidades para o “compromisso emocional”.
As pessoas aprendem uns com os outros. O tipo de socialização que é trabalhado nestas ferramentas tecnológicas certamente varia de pessoa para pessoa, mesmo assim oferece oportunidades para o aprendizado social.
As redes sociais podem ser utilizadas para trabalhar e interagir com conteúdos fora da sala de aula. Além disso, promovem a comunicação entre professores e alunos em um ambiente menos formal e podem ser utilizadas para discutir trabalhos em grupos e assuntos de interesse geral.
Plataformas como o Twitter permitem avaliar a capacidade do aluno de resumir uma ideia em poucas palavras. Já o Facebook e blogs podem servir para publicar textos longos em diferentes estilos. O professor ainda pode adotar algum critério para que os alunos publiquem o material e utilizem o conteúdo compartilhado como complemento de uma nota.
Uma característica clara do contato através da internet é que a mesma pode parecer menos intimidante do que o contato cara a cara, permitindo aos estudantes mais tímidos se comunicarem de maneira mais cômoda.
Um dos objetivos fundamentais da educação consiste em preparar os jovens para seu futuro profissional. Muitas organizações estão mudando seus conceitos sobre marketing digital e adotando estratégias para divulgar seus negócios através das redes sociais. Um número crescente de vagas de trabalho requer conhecimentos de meios digitais e de interação na internet.
O uso de redes sociais para oferecer experiências de aprendizagem social na aula permite com que seus estudantes conheçam turmas de outras regiões e tenham acesso (dependendo da ferramenta utilizada) a outros educadores e profissionais da área.
# Ensino de música melhora leitura e atenção de crianças
# Como estimular a criatividade nas escolas
# Veja outras notícias do Planeta Educação