Aconteceu na última sexta-feira, 25, a primeira edição do TEDx no Colégio Dante Alighieri, em São Paulo. O evento, que é conhecido mundialmente por apoiar ideias que mudam o planeta através de múltiplas iniciativas, reuniu palestrantes de diversas áreas, abordando assuntos de grande interesse na atualidade.
Rubem Saldanha, gerente de educação da Intel no Brasil, mostrou como jovens de diversas regiões remotas do país puderam compartilhar ideias com o mundo através do reconhecimento da comunidade escolar em feiras de ciências.
Rubem destacou a importância do conhecimento e seu compartilhamento. Segundo ele, é preciso acreditar na ideia e procurar reconhecimento. “O conhecimento pode ser impulsionador de mudanças na vida das pessoas e sem dúvida é uma grande fonte de riqueza. Ele pode ser uma forma de conhecer novos lugares, ter novas experiências e novos papos”, destacou.
“Se você faz algo com paixão e acredita em sua capacidade, você com certeza vai conseguir chegar longe e se transformar em algo grande. É preciso apoiar e escutar os jovens e seus projetos”, completou Rubem.
Oona Castro, representante da Wikimedia no Brasil, e Iberê Thenório, produtor, editor e apresentador do site Manual do Mundo, destacaram a importância de transmitir corretamente o conhecimento e fazer com que ele chegue a diversas regiões do mundo.
“Quando ensinamos algo para alguém é como se estivéssemos dando um presente. Quando aprendemos, estamos ganhando um grande presente. O mais legal é que você pode dar o mesmo presente a diversas pessoas. Quando você o recebe, você tem o poder de continuar com o ciclo infinito de aprender e ensinar”, afirmou Iberê.
Já Oona destacou a importância da internet no compartilhamento da informação. “O conhecimento é um elemento fundamental hoje na vida das pessoas e pode estar disponível para todo o mundo através da internet, de uma maneira muito mais acessível”, disse.
Pela programação do TEDx DanteAlighieriSchool também passaram nomes como Paula Cury, que discutiu a importância de conscientizar pais e alunos sobre cyberbullying; Patrícia Peck, que falou sobre a questão de direitos autorais e direitos de imagem na era digital; Mario Moura, que explicou sobre a técnica do Teatro de Improviso; Mauro Beting, que explicou um pouco sobre a carreira de jornalista esportivo; e Arthur Sacek, que falou sobre o processo de inovação e mostrou algumas criações em Lego.
A proposta do evento foi a de compartilhar boas ideias e promover o debate de práticas inovadoras, envolvendo todos que integram a comunidade escolar. Os vídeos estarão disponíveis em breve na internet.
# A escola é só uma pequena parte da educação
# Procuram-se mentes jovens para transformar o mundo
# Veja outras notícias do Planeta Educação