“Trick or treat? (gostosuras ou travessuras?)”. Esta deverá ser a pergunta mais frequente entre os alunos de 4º e 5º anos da rede pública de Votorantim (SP) no final deste mês. Cada vez mais conhecido e praticado no Brasil, o Halloween, comemorado em 31 de outubro, ganhará comemoração nas escolas do município por meio da Oficina de Língua Estrangeira, oferecida pela Secretaria Municipal de Educação através do Programa Educação em Tempo Integral.
Ao vivenciar o tradicional Halloween, evento cultural que ocorre basicamente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, os alunos terão a oportunidade de praticar o idioma e conhecer histórias, mitos e lendas que envolvem a data comemorativa.
Caveiras, morcegos e abóboras serão confeccionados em papel cartão nas cores laranja, preto e roxo para compor os ambientes da festa. O Halloween será lembrado também por meio de dinâmicas e jogos divertidos como o “Trick or treat?”, no qual os alunos ganham um doce ou são desafiados de acordo com um cartão sorteado. Outras atividades já programadas são: “Envolva a múmia”, “Procurando o rato”, “Faça seu vampiro” e o jogo "A casa assombrada”, entre outros.
Momentos de diálogo e debate serão incentivados a fim de que os alunos pratiquem o vocabulário específico da data comemorativa. Também serão exibidos desenhos animados e filmes sobre o assunto. Haverá ainda concurso de fantasias, seguido de dança, gincanas e confraternização entre as crianças.
Segundo o Coordenador da Oficina de Língua Estrangeira, Joel Junior, projetos como este são essenciais para estreitar a relação entre conteúdo e educando no processo de ensino e aprendizagem. “A partir do desenvolvimento do Halloween, proporcionamos um ambiente de aprendizagem de vivências práticas com o uso da língua estrangeira, oportunizando à criança ampliar as vivências na comunicação em Inglês”, reforça.
# Exposições de arte invadem escolas de Taiwan
# Dilma discursa pela valorização do professor e qualidade de vida
# Veja outras notícias do Planeta Educação