Era uma vez um narrador, um grupo de ouvintes, uma boa história e o resultado: muita diversão e aprendizado. Assim é a contação de histórias, uma atividade bastante prazerosa que, além de proporcionar momentos agradáveis a todos os envolvidos, pode contribuir significativamente para o processo de aprendizagem das crianças.
A prática da narrativa oral já existe há muito tempo na humanidade e cada vez mais os educadores têm se atentado para a sua importância em relação à formação dos pequenos. Para a Coordenadora Pedagógica do Colégio Itatiaia, Giseli Pegoraro, o hábito de ouvir uma história é um grande aliado para o desenvolvimento da criatividade, concentração, senso crítico, gosto pela leitura e ampliação do vocabulário da garotada, principalmente quando a narrativa é atraente. “Uma história bem contada faz com que as crianças se envolvam através da imaginação. Muitas vezes elas se veem como uma personagem do conto”, afirma.
No Itatiaia, a atividade faz parte das aulas e dos cursos de férias e os professores utilizam esse recurso como auxiliar da prática pedagógica com os bebês até os mais grandinhos. Para a coordenadora, a contação de histórias vale para qualquer idade, mas os educadores devem selecionar aquelas que são mais adequadas a cada fase do aluno. “Em qualquer faixa etária é interessante praticar a atividade de contação de história com as crianças, mas temos que ter o cuidado de procurar aquelas que estejam de acordo com cada idade”, explica.
Giseli acredita que atualmente, devido à sua importância, a atividade está se tornando cada vez mais comum e presente em sala de aula. Ela conta ainda que no colégio os professores buscam ir além quando o assunto é contar histórias como, por exemplo, transformando as narrativas em peças de teatro para os alunos assistirem ou utilizando recursos como fantoches, fantasias ou outros objetos que possam complementar o conto.
Para Giseli, os temas narrados podem ser os mais variados possíveis, mas ela reforça que a maneira como os professores contam as histórias é um fator bastante importante. A contação de histórias é muito mais do que a simples leitura de um livro, ela deve cativar e conseguir atrair a atenção dos alunos e, para isso, é importante a preparação do educador.
“Não existe um tema específico que seja o mais indicado, todas as boas narrativas podem levar a criança a pensar muito sobre e si e sobre o mundo ao seu redor, o importante é que o narrador esteja bem preparado. Ele deve saber, por exemplo, quando é preciso alterar a feição, trabalhar o tom de voz e interpretar, isso fará a criança se concentrar na narrativa e se envolver com ela”, completa a Coordenadora.
# Estudantes devem ter um contato maior com a Ciência
# 8 dicas para trabalhar a lição de casa com seus alunos
# Veja outras notícias do Planeta Educação