Planeta Educação
NOTÍCIA
ITA terá curso de extensão on-line em TI - 03/10/2013 08:57:57
Foto de pessoas no computador


O prestigiado Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) também entrou na onda dos cursos on-line. A partir do ano que vem, a instituição oferecerá uma especialização em tecnologia da informação pela web aberta a qualquer interessado. O conteúdo, que conta com videoaulas, fóruns e exercícios, será disponibilizado gratuitamente pelo portal Veduca. No entanto, o aluno que quiser obter um certificado poderá optar por um programa pago, em que terá, além das ferramentas disponíveis na versão gratuita, acompanhamento de tutores, provas presenciais em polos de instituições parceiras espalhados por todo o país e trabalho de conclusão de curso. Os valores ainda não foram divulgados.

Além da parceria com o ITA, o Veduca anunciou que a HSM disponibilizará, também a partir do ano que vem, um MBA em gestão pela plataforma. A ideia é a mesma: todo o conteúdo é gratuito, mas há a opção de obter um certificado reconhecido pelo MEC se o estudante optar pelo programa pago. Os dois anúncios foram feitos na última terça-feira, 1, durante o lançamento do MBA em engenharia e inovação, primeiro curso no Brasil – e um dos primeiros do mundo – a ser dado nesses moldes. Suas aulas, que são ministradas por professores de USP, USP São Carlos e UFSC, começam em 5 de novembro. O certificado, para quem optar pela versão paga, será conferido pelo UniSEB.

O MBA on-line de conteúdo aberto e gratuito sobre engenharia e inovação gerou muitas dúvidas. Para tentar responder às perguntas, o site Porvir organizou uma entrevista ao vivo via Twitter com a equipe do Veduca. As dúvidas que não puderam ser sanadas na hora foram respondidas pelo portal, posteriormente, por e-mail. Confira a íntegra:

Qual a diferença entre a modalidade do curso grátis e a versão paga do MBA de engenharia e inovação?

O conteúdo do curso é gratuito. Mas quem quiser um certificado, pode contar com um programa pago, que inclui tutorial e acesso a mais de 200 polos presenciais da UniSEB.

Para quem quer ter acesso apenas ao conteúdo grátis, é preciso fazer um cadastro prévio?

Em breve, teremos um link na página do MBA para que os interessados apenas no MBA aberto se inscrevam.

Quem serão os professores do MBA: os docentes da USP e UFSC ou os vinculados à UniSEB?

As videoaulas abertas são com os palestrantes da USP e da UFSC. Candidatos à certificação terão contato com tutores da UniSEB.

Qual é o conteúdo programático do curso?

O conteúdo e o programa resumido podem ser acessados na página do MBA.

Quando estará disponível todo o conteúdo do MBA de forma aberta?

O conteúdo das primeiras disciplinas estará aberto a partir de 5 de novembro no site do MBA.

Um aluno que inicie o MBA na versão gratuita pode optar pela certificação no decorrer do curso?

Sim, é possível optar pela certificação a qualquer momento. No entanto, será necessário fazer provas presenciais para todas as disciplinas, além um trabalho de conclusão de curso.

Quais as funcionalidades que poderão ser exploradas pelos usuários que não pagarão pelo curso?

Quem optar por acompanhar o MBA aberto contará com toda a estrutura do site do Veduca. Nossa plataforma possibilita a interação com a aula (anotações virtuais, quizzes, busca na fala do professor e download de materiais complementares) e com outros alunos, pelos fóruns abertos e chat.

Qual o motivo que levou o Veduca a fechar parceria com o UniSEB?

O Centro Universitário UniSEB faz parte de um dos maiores grupos educacionais do Brasil e é reconhecido como um dos melhores provedores de serviços em educação a distância do país. O UniSEB conquistou a nota 4 nos índices do IGC (Índice Geral de Cursos, avaliação que abrange desde infraestrutura até capacitação do corpo docente, divulgado anualmente pelo MEC).

O UniSEB é certificada pelo MEC, mas o MBA é autorizado e certificado também?

Sim. Em 2005, o Centro Universitário UniSEB foi credenciado pelo MEC, estando assim autorizado a desenvolver e promover cursos de educação a distância por meio da portaria nº 2.969/2005. Para o MBA, o UniSEB provê os serviços do programa de certificação e o corpo docente, formado por professores qualificados, com mestrado ou doutorado, além de serviços de tutoria individual aos candidatos à certificação. O Veduca hospeda o curso, fornecendo assim as ferramentas digitais e a plataforma onde os estudos acontecerão.

Institucionalmente, a USP e a UFSC participam do MBA?

Não. Os palestrantes convidados, professores da USP e da UFSC, gravaram videoaulas que estarão disponíveis gratuita e abertamente no site. Eles disponibilizaram o conteúdo em forma de palestras. Não existe nenhuma relação entre os palestrantes convidados e o UniSEB. O Veduca convidou para palestrantes educadores que se identificam com o nosso propósito de democratizar o acesso ao ensino superior de qualidade no Brasil.

Por que vocês consideram o 1o MBA aberto do mundo? Não há outros cursos semelhantes?

Nesses moldes, há duas iniciativas semelhantes. O primeiro programa completo de pós-graduação aberto on-line foi proposto pela Georgia Tech em parceria com a plataforma Udacity. A previsão de lançamento é em janeiro de 2014, depois do nosso, que estará disponível a partir de 5 de novembro. Outro anúncio de iniciativa semelhante é o MBA da Wharton, disponível no Coursera. A diferença nesse caso é que a certificação emitida nesse caso não é equivalente a um MBA convencional. Outro diferencial importante, em ambos os casos, é que os cursos contam com aulas apenas de professores de uma única instituição. No Veduca, reunimos palestrantes convidados das melhores instituições de ensino do país num mesmo curso.

Vai existir tutoria e acompanhamento de dúvidas aos usuários que realizarem o curso?

Os alunos que optarem pelo pacote pago do MBA terão o acompanhamento dos professores do UniSEB, responsáveis pelas disciplinas. A tutoria ocorrerá via fórum ou individualmente pelo chat, em horários pré-definidos.

O curso pode ser feito por estudantes do ensino médio ou universitários?

O MBA é uma pós-graduação lato sensu, ou seja, um programa de especialização voltado a estudantes diplomados em cursos superiores. O conteúdo aberto do MBA em engenharia e inovação foi preparado para este público, profissionais e empreendedores com formação em nível superior. A certificação é possível apenas para os estudantes que já têm nível superior completo, mas o conteúdo é aberto a todos.

Quais são os próximos cursos previstos?

Nossos próximos cursos de extensão abertos on-line seguirão o mesmo modelo do MBA em engenharia e inovação e terão como instituições parceiras para o programa de certificação a HSM Educação e o Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA). Eles devem ser lançados a partir do primeiro semestre de 2014.

Como uma pessoa que ainda tiver dúvidas pode entrar em contato com vocês?Pelo e-mail mba@veduca.com.br.

Fonte: Porvir


Leia também...
# Ciência sem Fronteiras abre nova chamada em outubro

# O que os jovens querem da educação brasileira

# O que esperar das universidades até 2020

# Veja outras notícias do Planeta Educação