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9 dicas para motivar os alunos em sala de aula - 24/09/2013 15:31:39
Foto de professora e estudantes em sala de aula


Motivar os alunos é um dos principais desafios enfrentados pelos professores. Ao mesmo tempo em que os instrutores têm um controle mínimo sobre o que seus alunos vivem fora da escola, eles são os responsáveis por tudo o que acontece em sala de aula.

A motivação de um estudante acontece somente quando ele reconhece a importância das atividades desenvolvidas dentro de sua rotina. Se ele não sabe onde irá utilizar aquele conhecimento no futuro, suas tentativas de motivá-lo serão em vão.

É possível criar um ambiente que seja propício à aprendizagem, e pesquisas sugerem que este objetivo é alcançado através de comportamentos adequados e aulas bem planejadas.

Nos parágrafos seguintes vamos oferecer estratégias que você pode implantar em sua própria sala de aula para atrair o interesse dos alunos e encorajar o engajamento. Confira:

Planejamento das aulas

A maneira como você estrutura o curso e as metodologias usadas podem afetar diretamente a vontade dos estudantes em aprender. Veja algumas dicas:

1) Deixe as coisas claras no começo do semestre
Estudantes e professores devem conversar abertamente no início do ano letivo e no meio do ano para saber se os objetivos da sala, os objetivos pessoais e as expectativas dos estudantes para aquela aula estão sendo atendidas de maneira clara.

2) Varie seus métodos de ensino
Ao invés de aulas tradicionais, procure interagir com os alunos de maneira constante. A resolução de problemas reais, o ensino colaborativo, as experiências científicas e o uso da tecnologia são algumas das formas de atrair a atenção dos alunos. Além disso, palestras, debates e apresentações podem ser uma maneira de quebrar a rotina em sala de aula.

3) Dê opções aos alunos
Pedir aos alunos que escolham o tema da próxima aula ou que decidam entre algumas opções pode ser uma forma de desenvolver um aprendizado direcionado, onde cada estudante possa se identificar com uma parte do conteúdo.

4) Crie tarefas desafiadoras
É importante considerar o interesse dos estudantes, conhecimento prévio e habilidades de cada um deles antes de desenvolver o plano de aulas. Com uma base sólida, os alunos irão se interessar pelas atividades e procurar cumprir com tarefas cada vez mais desafiadoras.

5) Planeje aulas relevantes
Pesquisas afirmam que os estudantes mostram mais interesse por uma aula quando a mesma está relacionada com suas rotinas diárias. Procure criar uma ligação entre o mundo real e todos os conteúdos teóricos vistos em sala de aula, sempre assimilando a matéria com experiências práticas.

Comportamento

A tarefa do professor é facilitar o aprendizado, no entanto muitas vezes é difícil encontrar maneiras rápidas de motivar seus alunos a estudarem todo o conteúdo planejado.

Diante de todas as variáveis na equação da motivação, o comportamento é a que o professor pode melhor controlar, leva menos tempo para se adaptar e tem um impacto imediato diante da motivação dos alunos. A fim de engajar melhor os alunos e motivá-los a aprender, considere colocar em prática estas dicas:

1) Mostre entusiasmo
Como professor, você é a principal fonte de estímulo para o curso. É importante ter em mente qual o comportamento que você quer que seus estudantes tenham. Se você se mostrar cansado é evidente que seus alunos refletirão este estado de humor. Portanto, anime-se e dê vida à sala de aula!

2) Evite competições
Não crie ambientes competitivos entre os estudantes. Os alunos precisam interagir entre si, porém comparações, competições e discussões sem fundamento entre eles podem acabar criando um ambiente desagradável dentro da sala de aula.

3) Comunique-se com seus alunos
Interagir com seus estudantes de maneira constante pode ser uma forma de quebrar a barreira que existe entre professor e aluno. Procure ouvir e interagir com a classe sempre que possível.

4) Reconheça bons trabalhos
O estudante gosta de ser reconhecido por um trabalho que lhe custou tempo e esforços. Dar um retorno rápido e pontual, seja ele negativo ou positivo, é uma maneira de reconhecer o tempo gasto na elaboração da tarefa e apontar onde o aluno deve se concentrar na próxima vez.

É certo que uma ação específica ou um conjunto de mudanças não vão surtir efeito rapidamente dentro da sala de aula. É importante adotar novas práticas de ensino de maneira gradual e criar condições que encorajem o desenvolvimento e a motivação dos alunos. Implantando estas estratégias é bem provável que seus alunos despertem uma motivação cada vez maior pelo conteúdo de suas aulas.


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