Alunos da Escola Municipal Santa Edwiges, de Lorena (SP), realizaram na última sexta-feira, 30, uma mostra com os trabalhos desenvolvidos dentro do projeto folclórico “Brasil de Todos Nós”, que foram produzidos no Laboratório de Informática Educacional, por meio de pesquisas na web, e utilização de recursos tecnológicos, como o Processador de texto e Editor de Desenho. Os trabalhos foram expostos pela manhã, às 10h, e no período vespertino, às 16h.
Na mostra, que foi aberta à comunidade escolar, foram expostos brinquedos confeccionados pelos próprios alunos, desenhos de brincadeiras folclóricas, cartazes com definições de ervas medicinais e suas respectivas funções, degustação de comidas típicas, receitas, livretos com reescritas de lendas, apresentações de dança, jogral e músicas.
Os trabalhos, desenvolvidos por alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental I, visaram o estímulo à aprendizagem, o enriquecimento da leitura e da escrita e a compreensão do conteúdo amplo do Folclore Brasileiro, contribuindo também para a construção da cidadania.
“Ao se trabalhar lendas com recursos digitais possibilitou-se que os educandos tivessem acesso à linguagem oral e escrita ampliando-a e refletindo sobre o seu processo de composição e organização da linguagem, além do que permitiu o respeito às tradições e o descobrimento de novas lendas”, afirmou Isangela Nicoli Vezzaro, professora do 5º ano.
Segundo Isangela, a exploração do tema é uma forma de resgatar a cultura popular, composta por diferentes gêneros textuais, dança, artesanatos, entre outros. “O assunto aborda conhecimentos que são transmitidos de geração em geração, oferecendo aos educandos ampliação do vocabulário e aprendizado sobre as diferentes regiões que compõem o seu país de origem, permitindo uma interação e o resgate da história do povo brasileiro”, completou.
Para a gestora Cristiane Lopes dos Reis, a mostra representou um momento precioso para que a comunidade escolar conhecesse mais sobre o Brasil e sua cultura. “Além de promover uma integração entre todos na escola, acontece um amplo aprendizado e enriquecimento do conhecimento cultural”, frisou.
# 10 pressupostos da educação integral
# Jovens indianos colocam sua comunidade no mapa
# Veja outras notícias do Planeta Educação