O anúncio de que quase seis milhões de estudantes estarão no Mais Educação, programa do governo federal de Educação Integral, reacende o debate sobre como fortalecer o trabalho de gestores, diretores escolares e educadores que vivem em seu cotidiano essa realidade. Como gerir parcerias entre escola e comunidade? Como financiar ações entre diferentes secretarias e órgãos públicos? Como identificar espaços comunitários que podem apoiar o processo de ensino-aprendizagem?
Essas e outras questões serão respondidas pelo Centro de Referências em Educação Integral, plataforma gratuita lançada na manhã desta quinta-feira (29/8), em São Paulo, por quinze organizações governamentais e não governamentais. Entre elas estão o MEC (Ministério da Educação), a Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura) e o Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância).
A proposta é apoiar a pesquisa, o desenvolvimento, o aprimoramento e a difusão de experiências e ferramentas que contribuam para a implementação e gestão de ações e programas ligados à educação integral. A ideia é que escolas, organizações, redes e governos possam, a partir desses materiais, estruturar e qualificar suas atividades. Futuramente, o Centro de Referências oferecerá, inclusive, formações presenciais e a distância e orientação direta a escolas e gestores municipais e estaduais.
“Embora reconheçam a importância do tema, vemos que há dificuldades de ordem prática que surgem no dia a dia desse atores. E, por isso, essas diferentes organizações se reuniram para compartilhar estratégias e identificar práticas interessantes que estão acontecendo por todo o Brasil e em outros países”, explica Natacha Costa, diretora-executiva da Associação Cidade Escola Aprendiz, uma das instituições envolvidas no projeto.
O grupo afirma ainda que espera apoiar gestores e públicos e escolas em formações presenciais e a distância. O site trará também notícias e conteúdos atualizados diariamente.
Banco de Experiências: Banco georreferenciado de experiências em educação integral realizadas por escolas, gestores públicos e equipamentos comunitários brasileiros, que apresenta e inspira boas práticas. A área também traz o relato de casos internacionais que dialogam com a agenda brasileira.
Conceito, Glossário, Linha do Tempo e Marcos Legais da Educação Integral: Apresentação didática e ilustrada por infográficos e vídeos de conceitos e termos mais utilizados; dados sobre a evolução histórica da educação integral e documentos sobre legislações, diretrizes e políticas públicas sobre o tema.
Metodologias de apoio à gestão: Textos explicativos que respondem às principais dúvidas de gestores públicos, escolas e equipamentos da comunidade sobre a implementação e o gerenciamento de programas em educação integral. Como exemplo, a plataforma responderá como a gestão pública pode contratar e formar novos agentes educacionais, como a escola pode se articular com a comunidade e como a comunidade pode ter participação ativa no processo de ensino-aprendizagem. As metodologias serão publicadas regularmente na plataforma, sempre conectadas a experiências concretas e materiais de apoio.
Materiais: De livros que discutem o conceito a planilhas para gestão financeira, o banco de materiais reunirá diversos instrumentos que facilitam o processo de implementação e gerenciamento de programas e ações nos diferentes níveis – da comunidade à gestão pública.
Notícias: Atualizadas diariamente e sempre em licença aberta, as notícias de educação serão produzidas pelo próprio Centro de Referências e sites parceiros à iniciativa, como Portal Aprendiz, Porvir e Jornal GGN.
Área de apoio à imprensa: A plataforma contará ainda com um banco de releases e um guia de fontes catalogadas por temas e localidade, para apoiar comunicadores na produção jornalística sobre a educação integral.
Parceiros: Também é possível conferir todos os parceiros do projeto. O Centro de Referências da Educação Integral é uma iniciativa do MEC (Ministério da Educação), Instituto Inspirare, Instituto Natura e Fundação Itaú Social (que também atuam como financiadores), Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura), Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância), Fundação SM, Flacso (Faculdade LatinoAmericana de Ciências Sociais), Cenpec – Educação, Cultura e Ação Comunitária, Cieds (Centro Integrados de Estudos e Programas para o Desenvolvimento Sustentável). A Associação Cidade Escola Aprendiz operacionaliza e gerencia a plataforma virtual.
Fonte: Porvir
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