O portal Planeta Educação conversou com os Secretários de Educação e elaborou um perfil detalhado com as ações dos cinco municípios com o melhor IDHM-Educação do Brasil: Águas de São Pedro/SP, São Caetano do Sul/SP, Santos/SP, Vitória/ES e Florianópolis/SC. O levantamento foi feito através do Atlas Brasil 2013, divulgado na última semana pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).
Os cinco municípios obtiveram nota acima de 0,8 no Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) e foram classificados como “Muito Alto” pelo PNUD. O IDHM-Educação é composto por dois indicadores: um indicador fornece informação sobre a situação educacional da população adulta e outro fornece dados referentes à população em idade escolar (crianças e jovens).
Enquanto o primeiro indicador mostra o resultado dos sistemas educacionais em períodos passados, o segundo mede o fluxo escolar da população jovem, acompanhando a entrada no sistema educacional, o primeiro ciclo do ensino fundamental, a conclusão deste ciclo e, por último, a conclusão do ensino médio. Os indicadores foram obtidos através dos resultados do Censo Demográfico gerado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
2) Perfil da Educação de São Caetano do Sul/SP
3) Perfil da Educação de Santos/SP
O IDHM-Educação foi o componente que mais cresceu no país durante o período de 1991 e 2010, com um aumento de 128%. Dos municípios, 65% cresceram acima da média nacional neste quesito.
Apesar do crescimento, há diversos pontos que ainda precisam ser desenvolvidos na área de Educação, pois os mesmos índices apontam que 59% dos jovens entre 18 e 20 anos ainda não completaram o ensino médio e cerca de 40% dos adolescentes entre 15 e 17 anos não terminaram o fundamental, índice que sobe para 45,1% na população adulta.
No Nordeste do país, cerca de 90% dos municípios ainda estão com IDHM-Educação entre “Baixo” e “Muito Baixo”. Já no Centro-Oeste a classificação é “Média” e “Baixa” em 90% das cidades. O cenário melhora um pouco no Sul e Sudeste, onde mais de 50% dos municípios apresentam índices considerados de “Médio” e “Alto” desenvolvimento.
# Ministro da Educação afirma que é preciso olhar com atenção municípios com piores IDHM
# Até 2014, Brasil deve ter 60 mil escolas públicas com aulas em período integral
# Veja outras notícias do Planeta Educação