O município de Águas de São Pedro está localizado no interior do Estado de São Paulo e conta com uma população de cerca de 2.700 habitantes. A cidade alcançou o primeiro lugar no ranking geral do Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) para a área de Educação, com média de 0,825 em uma escala que vai de 0,0 a 1,0.
O ranking foi criado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e avalia não só a educação como também outros fatores da região, como a democracia, saúde, renda, trabalho, habitação e vulnerabilidade social. Os dados foram coletados em 2010 e divulgados através do Atlas Brasil 2013.
Segundo os dados, 72,46% dos alunos entre 6 e 14 anos de Águas de São Pedro estavam cursando o ensino fundamental regular na série correta para a idade. Entre os jovens de 15 a 17 anos, 46,25% estavam cursando o ensino médio regular sem atraso. Já entre os alunos de 18 a 24 anos, 22,27% estavam cursando o ensino superior em 2010.
No período de 2000 a 2010, a proporção de crianças de 5 a 6 anos frequentando a escola cresceu 16,21%. Já entre as crianças de 11 a 13 anos frequentando os anos finais do ensino fundamental houve um crescimento de 12,11%. A proporção de jovens entre 15 e 17 anos com ensino fundamental completo subiu 39,57% no mesmo período. O número de pessoas entre 18 e 20 anos com ensino médio completo também sofreu uma mudança positiva de 38,92% neste espaço de tempo, conforme gráfico abaixo:
O portal Planeta Educação conversou com a diretora do núcleo escolar da cidade, Dalva Aparecida da Silva, que destacou a importância da motivação dos profissionais para oferecer educação de qualidade no município. “A garantia do acesso, permanência e sucesso dos alunos na escola, oferecendo educação de qualidade, depende dos nossos profissionais capacitados e motivados, visando o pleno desenvolvimento do aluno”, destaca.
Ainda de acordo com a diretora, a capacitação dos profissionais da área de Educação no município é periódica e acontece no decorrer do ano letivo, através de parcerias com universidades e ações nacionais como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC).
No município a tecnologia é usada na Educação não só através dos laboratórios de informática, como também em um laboratório de robótica usado pelos alunos para aprenderem conceitos de lógica e inteligência artificial.
O Espaço Criança, programa mantido pela Secretaria de Educação, é uma opção para os alunos que precisam de atendimento especializado. O local conta com uma equipe especializada composta por pedagoga, fonoaudióloga e psicóloga.
A Secretaria de Educação de Águas de São Pedro também mantém parceria com a área de Atendimento Educacional Especializado (AEE) da UNIMEP – Piracicaba, a qual dá suporte a toda a equipe escolar. O AEE fornece aos educadores conteúdos e técnicas para o atendimento dos alunos com necessidades educacionais especiais.
“Os alunos que necessitam de Atendimento Educacional Especializado são plenamente atendidos em suas necessidades, tanto em sala de aula como no contraturno quando frequentam a Sala de Recursos Multifuncional”, destaca a diretora.
Os alunos da EMEF I são atendidos pelo Programa Educacional Girassol, um programa de educação continuada do município que atende os alunos no contraturno com oficinas e atividades diferenciadas como aulas de música, esporte, culinária, atividades culturais, artísticas, de acompanhamento pedagógico e educação ambiental, assim como cuidados com a saúde e alimentação.
Segundo a diretora Dalva, a meta do município é oferecer as atividades de contraturno também para alunos do 6º ao 9º ano. “A perspectiva apresentada é ampliar o atendimento no contraturno, melhorando o que já existe, no caso o Programa Educacional Girassol, contemplando os alunos do 6º ao 9º ano. Nesse contexto, se configuram ações voltadas para a faixa etária adolescente”, destaca.
Dalva afirma que para ampliar o atendimento é preciso pensar em um espaço novo que comporte todas as atividades. “Estamos planejando a construção de uma nova unidade escolar, que venha a atender uma necessidade antiga, um espaço educacional concentrando adequadamente todos os níveis escolares”, completa.
# Criação de um sistema de ensino padronizado é uma das metas de Santos (SP)
# Qualidade na Educação é prioridade para o município de Vitória (ES)
# Conheça as ações das cinco cidades brasileiras com melhor IDHM em Educação