Estão abertas, até o dia 5 de agosto, as inscrições para o Saresp (Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo). A avaliação está disponível para as escolas das 645 prefeituras dos municípios de São Paulo, além da rede particular de ensino. A inscrição deve ser feita por meio da página do Saresp na internet.
A prova será aplicada no mês de novembro para os alunos da rede estadual e das redes municipal e particular de ensino conveniadas. Após a inscrição, as prefeituras devem encaminhar a documentação exigida a uma das 91 diretorias regionais de ensino do Estado, onde será feita a análise do material entregue. Já as escolas privadas deverão esperar um retorno para assinatura do contrato.
A última edição da prova foi aplicada a 580 mil alunos de escolas municipais e 40 mil alunos do ensino particular. A expectativa da Secretaria de Ensino é de que este número seja ainda maior com a aplicação da prova para os alunos do 2º ano do Ensino Fundamental. A medida foi tomada após a definição da nova meta de alfabetização no Estado de São Paulo, que passa para 7 anos de idade.
"O Saresp é uma excelente oportunidade para escolas e gestores avaliarem o ensino, identificarem pontos de dificuldade e investirem em metodologias direcionadas. Trata-se ainda de uma importante ferramenta para os municípios paulistas e a rede particular de ensino", afirma o secretário da Educação do Estado, professor Herman Voorwald.
# Saiba como identificar a dislexia em seus alunos
# Governo de São Paulo lança curso de inglês online para deficientes visuais e auditivos
# Veja outras notícias do Planeta Educação