Aconteceu na última segunda-feira, 15, em Washington (EUA), um encontro entre profissionais que trabalham com o uso da tecnologia na área da educação. O evento, composto por uma mesa redonda, atraiu especialistas em tecnologia, políticos e formadores de opinião.
Durante o encontro foi discutido o futuro da aprendizagem digital em sala de aula, onde é necessário investir em infraestrutura e treinamento, já que disponibilizar a tecnologia para o aluno sem uma metodologia adequada pode resultar em um fracasso.
O evento foi organizado pela Aliança de Inovação na Internet (IIA, em inglês), que colocou em foco a maneira como o setor público e privado podem trabalhar juntos para melhorar o ensino com o uso da tecnologia.
O superintendente das escolas da região de Montgomery, Joshua Starr, foi o mediador das discussões. Segundo ele, um gestor que está planejando introduzir novas tecnologias na escola não deve se preocupar com quais equipamentos comprar, e sim com o espaço físico das salas, o treinamento dos professores e a elaboração de um novo currículo. Joshua afirma que a escolha do equipamento adequado é uma consequência de todas as etapas anteriores.
Durante seu discurso, o superintendente citou o programa E-Rate, uma iniciativa do governo americano para melhorar o acesso à internet e introduzir novas tecnologias nas escolas do país.
Segundo Jamal Simmons, vice-presidente da IIA, a tecnologia está transferindo o poder das grandes instituições para a mão de indivíduos comuns. “Os jovens estão realmente à frente deste movimento. Mas como democratizar o poder de aprendizado? Como podemos deixar o ensino mais interessante e construtivo?”, indaga.
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