É comemorado no dia 10 de julho o Dia da Pizza. Ao contrário do que muitos pensam esta comida não surgiu na Itália, pois acredita-se que desde o tempo dos egípcios, há mais de 5 mil anos, ela já era preparada através de uma mistura de farinha e água. Outra versão fala que ela surgiu com os gregos, que preparavam massas a base de farinha, arroz ou grão-de-bico e as assavam em tijolos quentes.
Há registros de que os babilônios, hebreus e fenícios também comiam uma massa feita com trigo, amido e água, chamada de “pão de Abraão”, parecida com os pães árabes atuais. A pizza foi introduzida na Itália pelo porto de Nápoles, sendo modificada para dar origem ao que conhecemos hoje.
Já no Brasil, a massa chegou por meio de imigrantes italianos, introduzida primeiramente no bairro do Brás, em São Paulo. Aos poucos foram abertas novas cantinas e as pizzas foram ganhando incrementos e coberturas dos mais diversos tipos.
Segundo a associação Verace Pizza Napolitana, as pizzas devem ser feitas com farinha, fermento natural ou levedura de cerveja, água e sal. Para preparar e esticar a massa devem ser usadas somente as mãos. Após seu preparo, a massa deve estar macia, suave, elástica e com bordas douradas. Alguns especialistas também defendem que a pizza deve manter seu formato tradicional (redondo) e seu diâmetro não pode ser maior do que 35 centímetros.
Tudo acaba em pizza
Há duas explicações para a origem do termo “acabar em pizza”. A primeira delas é que, devido ao grande consumo do alimento no país, muitas das rodas de amigos e colegas de trabalho acabam tendo um grande costume de ir até as pizzarias para comemorar algo ou até mesmo fazer uma reunião. Este hábito vem desde que a pizza foi introduzida em São Paulo.
Outra versão da história é que o termo tenha surgido após algumas brigas internas na equipe do Palmeiras. Segundo a versão, sempre ouve uma grande disputa política dentro do time, inclusive com troca de acusações, por isso na década de 60 alguns conselheiros do time paulistano resolveram se reunir durante 14 horas em uma pizzaria para resolver todos os problemas da equipe. Ao final da reunião, o jornalista Milton Peruzzi, que acompanhou o encontro a pedido do jornal A Gazeta Esportiva, criou a seguinte manchete: “Crise do Palmeiras termina em pizza”.
# Curiosidade: Saiba como surgiu o vôlei
# Astronauta chinesa dá aula no espaço a alunos do ensino médio
# Veja outras notícias do Planeta Educação