Desde 2004, uma iniciativa do curso de Química da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) tem incentivado estudantes a aprenderem mais sobre essa área do conhecimento. Através do Projeto Ouroboros de Divulgação Científica, diversos temas são explicados em encenações teatrais que percorrem várias cidades do país.
As peças de teatro são apresentadas em pátios de escolas, salas de aula, praças públicas e até mesmo em salões de igrejas. As apresentações são gratuitas e o objetivo da ação é aproximar a população dos conhecimentos e do meio cultural vivido dentro das universidades.
Ao todo, são mais de 15 montagens teatrais com temas e linguagens diferentes, que podem ser adaptadas tanto para o público do ensino infantil quanto do ensino superior. O projeto de divulgação científica já formou cerca de 150 estudantes de graduação em química.
A matéria é inserida muitas vezes nas falas dos personagens ao explicarem por exemplo as reações dos gases do efeito estufa, a química que produz a eructação bovina (o popular arroto do boi) e o impacto disso na emissão de gás metano na atmosfera e, por consequência, no aquecimento global.
Mesmo depois de deixar a faculdade, alguns ex-alunos continuam atuando nas peças de teatro como voluntários.
Evento
Será realizada na cidade de Pacoti/CE, a sétima edição do Encontro Ciência em Cena de Teatro Científico. A organização do evento é do grupo Tubo de Ensaio, da Faculdade de Educação de Itapipoca da Universidade Estadual do Ceará (Facedi/Uece).
Além dos estudantes da UFSCar, participarão grupos de teatro de universidades do Ceará (UFCE), de São Paulo (USP) e de Portugal. A entrada é gratuita.
# Confira 6 dicas para manter a atenção dos alunos em sala de aula
# Alunos de inglês corrigem celebridades através do Twitter
# Veja outras notícias do Planeta Educação