O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, declarou na manhã desta sexta-feira, 5, que o governo estadual irá realizar um concurso para a contratação de 59 mil novos professores para as escolas públicas de educação básica, a maior contratação já feita em toda a história, segundo levantamento da Secretaria de Educação.
O concurso será realizado no segundo semestre deste ano e a previsão é de que grande parte dos profissionais selecionados já comece a trabalhar no ano letivo de 2014. A porção restante deverá compor uma lista de espera para que possam ser contratados gradativamente.
A publicação do edital deve acontecer no início do segundo semestre deste ano. Uma das principais mudanças previstas para o processo de 2013 é a aplicação do curso de formação ao mesmo tempo em que participam do estágio provatório. Até então, o professor aprovado no concurso passava por um curso na Escola de Formação e Aperfeiçoamento do Estado de São Paulo antes de começar a lecionar.
O plano é acabar com o número de profissionais temporários trabalhando para o Estado, no entanto a dificuldade em manter os professores na rede estadual de ensino é grande. Outra ideia do governo de São Paulo é permitir que o professor possa trabalhar como temporário durante o período em que não estiver lecionando suas aulas regulares.
Além do concurso, o governo estadual aprovou também nesta semana a criação de 800 cargos para servidores públicos que devem ser posicionados nas diretorias regionais de ensino e órgãos da educação. Outra medida aprovada foi o reajuste de 8,1% no salário dos professores. A medida já vale para os dias trabalhados em julho.
# Abertas as inscrições para o Prêmio Construindo a Igualdade de Gênero
# Professores de matemática podem concorrer a vagas do Programa de Mestrado Profissional
# Veja outras notícias do Planeta Educação