Planeta Educação
NOTÍCIA
Estão abertas as inscrições para o Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia - 26/06/2013 15:05:36
Imagem de medalha

Estudantes e pesquisadores já podem se inscrever na edição de 2013 do Prêmio MERCOSUL de Ciência e Tecnologia, cujo tema será “Educação para a ciência”. Os interessados devem enviar seus trabalhos até o dia 19 de agosto através do site do prêmio.

A premiação é uma iniciativa da Reunião Especializada em Ciência e Tecnologia (RECyT) e está sendo divulgada simultaneamente em todas as nações que fazem parte do MERCOSUL, com regras iguais para todos os países. Os trabalhos devem estar focados na região e seus interesses. Os candidatos poderão se inscrever em uma das seguintes categorias:

- Iniciação Científica – estudantes de ensino médio de até 21 anos, com ou sem orientação de professor – Prêmio: 2.000 dólares;

- Estudante Universitário – estudantes do ensino superior (sem limite de idade), com ou sem orientação de professor – 3.500 dólares;

- Jovem Pesquisador – graduados de até 35 anos – Prêmio: 5.000 dólares;

- Integração – equipes de pesquisadores graduados de pelo menos dois dos países listados (sem limite de idade) – Prêmio: 10.000 dólares.

Na proposta deverá ser abordado um dos eixos a seguir:

- 1º Eixo - Educação científica dirigida ao Ensino Médio

- 2º Eixo - Alfabetização científica no ambiente escolar do nível básico

Os trabalhos serão avaliados de acordo com a atualidade do tema, inovação e criatividade, metodologia, mérito técnico-científico, pertinência e aplicabilidade do trabalho para o MERCOSUL, impacto social e ambiental, potencial de contribuição para o desenvolvimento científico e tecnológico e a inovação voltada ao desenvolvimento sustentável no âmbito do MERCOSUL. Para os trabalhos da categoria “Integração”, será avaliada também a cooperação entre os países no campo da Ciência e Tecnologia no MERCOSUL.

O Prêmio é patrocinado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação do Brasil (MCTI/Brasil), pelo Observatório Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação da Venezuela (ONCTI/Venezuela) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI/Brasil), e apoiado pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/Brasil), pelo Movimento Brasil Competitivo (MBC), pelo Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação Produtiva da Argentina, pelo Conselho Nacional de Ciência e Tecnologia do Paraguai e pelo Ministério de Educação e Cultura do Uruguai.

A divulgação dos trabalhos recebidos pela comissão avaliadora será no dia 27 de agosto. Após isso, alguns trabalhos serão pré-aprovados e será solicitado o envio de documentação para comprovar os dados da ficha de inscrição. O resultado final sai no dia 20 de setembro. Ainda não há uma data e local para a cerimônia de premiação.


Leia também...
# Prêmio Victor Civita recebe inscrições até 7 de julho

# MEC discute sobre valorização dos profissionais da educação

# Guia de Tecnologias Educacionais do MEC terá técnicas de ensino de inglês e espanhol