Planeta Educação
NOTÍCIA
Timor-Leste aprende português com os educadores brasileiros  - 14/11/2012 08:34:24
Termina nesta quarta-feira, 14, às 16h, o prazo para educadores se inscreverem no processo seletivo do Programa de Qualificação de Docentes e Ensino de Língua Portuguesa no Timor-Leste (PQLP). São 50 vagas e os selecionados receberão bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Os docentes e educadores selecionados poderão ficar por até seis meses no Timor-Leste, um dos países mais novos do mundo. Tornou-se independente há apenas uma década e, por plebiscito, escolheu o português como uma das duas línguas oficiais. Um desafio para a nova nação, já que apenas a população mais idosa e próxima à capital, Díli, fala o idioma. Há 16 línguas locais, num país menor do que o estado de Sergipe.

O Brasil ajuda os timorenses nesse processo de construção da identidade nacional, por meio de programa de cooperação internacional, que inclui a qualificação de professores e o ensino da língua portuguesa. Todos os anos, um grupo de 50 profissionais, com experiência em formação docente, embarcam para o pequeno país, a 20 mil quilômetros do Brasil, numa ilha no Sudeste Asiático.

Das 50 vagas, 44 são destinadas a bolsistas na modalidade estágio docente e seis serão para candidatos na modalidade articulador pedagógico. A bolsa será de 1,3 mil euros [R$ 3,4 mil] para a primeira modalidade e de 2,1 euros [R$ 5,5 mil] para a segunda. Todos os bolsistas receberão ainda seguro saúde, auxílio instalação e passagem aérea.  

“O Brasil tem contribuído para a formação docente no Timor-Leste desde 2005”, explica a professora Suzani Cassiani, da Universidade Federal de Santa Catarina, uma das coordenadoras do PQLP. “É uma experiência que muda a vida de quem vai e, muitas vezes, resulta em teses acadêmicas”, comenta.

O resultado será divulgado ainda em novembro, mesmo mês em que terão início as atividades.

Assessoria de Comunicação Social

Fonte: MEC (http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18224).