Planeta Educação
NOTÍCIA
Feiras de Ciências mobilizam alunos das escolas públicas de Votorantim  - 26/09/2012 08:28:54
Quatorze escolas municipais de Votorantim realizam, até o próximo dia 28 de setembro, uma série de Feiras de Ciências, envolvendo alunos de 4ºs e 5ºs anos do Ensino Fundamental. As feiras pretendem divulgar aos pais e demais membros da comunidade o resultado da aprendizagem e habilidades adquiridas pelos alunos que participam do Programa Educação em Tempo Integral, nas Oficinas de Experimentos Científicos.

A Secretaria de Educação, em parceria com a Planeta Educação, disponibilizou Laboratórios Didáticos Móveis de Ciências com o objetivo de fortalecer e ampliar o universo de investigação de fenômenos e desenvolver o pensamento científico nos alunos.

Para a profª Elizete Falocci, secretária de Educação do município, com mais esse benefício trazido para a comunidade “mais de 1.600 alunos de 4ºs e 5ºs anos vêm realizando atividades práticas, podendo responder a partir de vivências concretas diversas questões apresentadas pelas Ciências Naturais e pelos fenômenos químicos e físicos”.

“O mais importante é mostrar para os alunos que a ciência pode ser feita na prática. Durante as Oficinas de Experimentos Científicos, foi muito gratificante perceber a alegria dos alunos ao fazerem e assistirem aos experimentos, conhecer na prática o que muito se estuda na teoria. A feira vem para ampliar essas vivências, inclusive alcançando não só a unidade escolar como toda a comunidade em que estamos inseridos”, ressalta a professora Rosemeire Baptista Cepellos, Gestora da EMEIEF Profª Célia Pieroni.

Por que a maçã escurece quando cortada? Por que o barbante cola no gelo? Essas são algumas das perguntas cujas respostas os alunos jamais esquecerão.

Segundo a Coordenadora local das Oficinas de Experimentos Científicos, professora Cláudia Maciel de Camargo Pinho, “a realização de experimentos desperta a curiosidade, gera a indagação e a busca de respostas. As Oficinas estão provocando nos alunos interesse pela ciência, por ser um espaço que favorece a formulação de hipóteses e a criação de argumentos, além de oferecer várias explicações sobre o funcionamento do mundo”.

No decorrer desse evento, os alunos estão expondo trabalhos e demonstrando algumas experiências na prática. Para a professora Christina Simões, Orientadora Educacional da Planeta Educação e uma das responsáveis por esse trabalho, “as crianças adoram descobertas, pois são ‘cientistas em potencial’, e é extremamente relevante o uso de propostas que provoquem a redescoberta da ciência e ajudem a estreitar os relacionamentos entre pais, alunos e profissionais da educação, num processo coletivo de reconhecimento e valorização das produções dos estudantes”.