NOTÍCIA
Em Pernambuco, professora usa saídas para unir teoria à prática - 19/09/2012 08:42:10
No município de Caruaru, no Agreste pernambucano, a Escola
Municipal Pedro de Souza promove saídas
pedagógicas regulares com os estudantes. “O
objetivo é mostrar de forma concreta o que é
trabalhado em sala de aula”, explica a professora polivalente
Daniele Fernanda e Silva, que leciona a turma do quinto ano do ensino
fundamental.
Segundo
a professora, as visitas possibilitam o contato concreto dos alunos com
a temática desenvolvida em sala de aula. Outro
benefício é o estímulo à
observação e à
atenção que as visitas despertam nos estudantes.
Após os passeios, ela orienta a
produção de textos e determina aos alunos a
apresentação de relatórios ou
realização de pesquisas e
minisseminários.
Formada em pedagogia, há 13 anos no magistério,
Daniele inclui as visitas ao Jardim Zoológico de Recife
— Horto Dois Irmãos —, em 2010 e em
2011, entre as mais importantes que realizou com estudantes. Isso
porque foi possível ver, de perto, animais até
então conhecidos apenas por meio de livros ou da
televisão.
As visitas são desenvolvidas em conjunto pelos professores.
“Combinamos o local a ser visitado e, após o
passeio, cada um trabalha aquilo que foi visto em sua área
de atuação”, explica Daniele. Ela
já programou nova visita ao zoológico para
outubro próximo.
As saídas pedagógicas da escola estão
inseridas no programa Mais Educação do
Ministério da Educação. Na
visão da diretora da escola, Caterine Esteves Xavier, o
aluno aprende, com as atividades externas, o teórico por
meio do concreto.
Leitura — A professora Roseli Vinhola Moraes, coordenadora da
biblioteca da escola, participa de trabalho de incentivo à
leitura, entre os estudantes, que inclui a
realização de atividades externas.
“É o projeto Brigada Leitora e da Cidadania, que
tem o objetivo de formar cidadãos leitores
críticos e conscientes de seus direitos e
deveres”, salienta.
Os alunos são treinados para realizar atividades que incluem
leitura de poesias e histórias, além de
brincadeiras infantis. Formada em pedagogia, com
especialização em supervisão escolar e
gestão pedagógica, Roseli atende turmas de todos
os anos do ensino fundamental e da educação de
jovens e adultos.
Entre as atividades realizadas pelos alunos da Brigada Leitora, algumas
merecem destaque, como as visitas ao refúgio
ecológico Charles Darwin, no município de
Igarassu, em parceria com a professora de ciências, e ao
Parque Ambiental de Caruaru, com os participantes da oficina de
fotografia. No parque, os estudantes aproveitaram o encontro com a
natureza para escrever haicais, enquanto os alunos da oficina de
fotografia registravam tudo em imagens. O haicai é uma forma
de poesia japonesa, surgida no século 16, composta de
três versos, com cinco, sete e cinco sílabas, que
tem como tema a natureza ou as estações do ano.
No Brasil, é uma forma poética de
métrica e acentuação adaptada do
modelo japonês. “Como resultado desse trabalho, foi
elaborado o livro Retratando Emoções:
Haicais”, diz Roseli.
Outra saída importante foi a visita ao Quilombo do
Castainho, em Garanhuns, em parceria com o professor de
história. Além de conhecerem a comunidade
quilombola, os estudantes participaram de festival de contos africanos
com alunos do município.
Fátima Schenini
Fonte:
MEC
(http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=18096).